Megabloqueio e sistema fora do ar levam confusão ao Bolsa Família. Novo Bolsa Família desgovernado.... - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

terça-feira, 18 de abril de 2023

Megabloqueio e sistema fora do ar levam confusão ao Bolsa Família. Novo Bolsa Família desgovernado....


EQUIPES DO BOLSA FAMÍLIA ESTÃO CRITICANDO A ATITUDE DO ATUAL GOVERNO


O governo Lula realizou um megabloqueio do Bolsa Família entre março e abril, atingindo mais de 1,2 milhão de famílias — o número exato não é conhecido porque o governo se recusa a informar. Falhas na operação estão gerando confusão nos municípios: sistema fora do ar, falta de orientação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e benefícios bloqueados mesmo sem irregularidades.

O que aconteceu Em abril, o MDS bloqueou 1,2 milhão de benefícios do Bolsa Família de pessoas que dizem viver sozinhas. Isso equivale a um de cada vinte beneficiários.

Em março, também houve um grande bloqueio para averiguação de frequência escolar. Questionado pelo UOL desde 4 de abril, o ministério tem se recusado a informar o número de famílias afetadas. 

O ministério orienta quem foi bloqueado a procurar postos do Bolsa Família nos municípios. Mas o sistema operacional que faz a gestão dos benefícios ficou fora do ar na maior parte do mês em muitas cidades. 

A demanda também é maior que a capacidade de atendimento. O resultado são pessoas revoltadas e equipes sobrecarregadas.

Equipes do Bolsa Família criticam ministério Os problemas são tantos que equipes responsáveis pelo Bolsa Família nos municípios postaram críticas públicas nas redes sociais do MDS. A pasta chegou a apagar um dos posts que tinha muitos comentários negativos. 

O UOL ouviu relatos de problemas em quatro estados: Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais e São Paulo.


 A principal queixa é que, enquanto o MDS informa nas redes sociais que o desbloqueio do Bolsa Família é feito pelos municípios, ao mesmo tempo envia mensagens internas para as equipes dizendo que o sistema que faz o desbloqueio está fora do ar. 


O ministério também diz que os beneficiários bloqueados precisam assinar um termo de responsabilidade nos postos municipais, atestando que preenchem os requisitos do Bolsa Família. Só que alguns municípios reclamam que não receberam o modelo e estão tendo que improvisar

"Tá um caos sério. Nem na mudança do antigo Bolsa Família para o Auxílio Brasil houve esse rebuliço todo. O que eu tô vendo no dia a dia são pessoas desesperadas, sem saber se vão receber o benefício. São pessoas vulneráveis, [isso] mexe muito comigo. Eu vou adoecer"


CLIQUE AQUI E CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA NO UOL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal