Período chuvoso começa no interior e Aesa projeta volumes acima da média histórica para Sertão e Alto Sertão - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Período chuvoso começa no interior e Aesa projeta volumes acima da média histórica para Sertão e Alto Sertão



O período de chuvas no interior da Paraíba já começou. Considerado mês de pré-estação, janeiro já registrou altos volumes em alguns municípios. Em apenas três dias, choveu 101,9 milímetros em Itapororoca, no Litoral Norte. Itaporanga, no Sertão, registrou 72,1 milímetros entre o domingo (1º) e esta terça-feira (3).

De acordo com prognóstico climático divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), até o início de fevereiro é natural que ocorra maior variabilidade das chuvas, com prováveis eventos significativos, devido, principalmente, à atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste do Brasil. Ao longo de fevereiro e no mês de março, as chuvas devem se intensificar.

“As atuais condições oceânicas e atmosféricas global, somadas ao resultado de modelos de previsão climática de instituições nacionais e internacionais, indica tendência das chuvas ocorrerem de normais a acima da média histórica sobre o semiárido paraibano (regiões do Alto Sertão, Sertão e parte do Cariri/Curimataú)”, diz o relatório.

Litoral, Brejo e Agreste permanecerão fora do seu período mais chuvoso no primeiro trimestre do ano e devem registrar índices pluviométricos dentro da normalidade.

Chuvas esperadas para o primeiro trimestre de 2023
Considerando que 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado:

– Litoral: 354 milímetros (dentro da média histórica)
– Brejo: 276,1 milímetros (dentro da média histórica)
– Agreste: 198 milímetros (dentro da média histórica)
– Cariri/Curimataú: 204 milímetros (dentro da média histórica)
– Sertão: até 482 milímetros (25% acima da média histórica, que é 385,6 milímetros)
– Alto Sertão: até 600,4 milímetros (25% acima da média histórica, que é 480,3 milímetros)

Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal