O SEGUNDO SEMESTRE DE 2015 E A ÚLTIMA POSTAGEM DA GESTÃO 2013-2015: II RELATÓRIO DAS AÇÕES DO CONSELHO TUTELAR DE SÃO JOSÉ DO SABUGÍ – JUL./DEZ. 2015. - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

O SEGUNDO SEMESTRE DE 2015 E A ÚLTIMA POSTAGEM DA GESTÃO 2013-2015: II RELATÓRIO DAS AÇÕES DO CONSELHO TUTELAR DE SÃO JOSÉ DO SABUGÍ – JUL./DEZ. 2015.

Mais informações em http://sertaoemdestaque.com


Na última postagem da gestão e do ano de 2015, nosso colegiado relata as ações do segundo semestre do ano e destaca que no próximo dia 10 de Janeiro tomam posse a nova gestão do colegiado para o mandato até 2019. 

Como de costume, aqui estamos para mais um relatório das ações do colegiado na cidade de São José do Sabugí-PB. Como já é sabido, nosso relatório faz uma abordagem mais geral das ações e atendimentos tendo em visto o resguardo das informações e o sigilo máximo dos casos atendidos.
De julho a dezembro contabilizamos 35 casos diretos, que se desdobram em intervenções e encaminhamentos para dentro do próprio município ou são levados ao conhecimento do Ministério Publico na comarca de Santa Luzia-PB para necessárias outras intervenções. Com uma média de 7 casos/mês, dos quais foram encaminhados ao CREAS por se tratarem de violação dos direitos da Criança e do Adolescente; outros foram encaminhados ao CRAS para visita e acompanhamento psicossocial e/ou ainda outro tipo de intervenção daquele serviço; realizamos também visitas, averiguações e chamamentos domiciliares e/ou institucionais para constatação de violação de direito e outros casos encaminhados ao Ministério Público para apreciação e intervenção do mesmo, já que na maioria deles esgotam-se nossas atribuições e necessita de uma apreciação judicial.  Dessas ocorrências e atendimentos ainda se destacam escutas familiares, acordos de pensão quebrados e conflitos familiares.
Queremos lembrar nessa última postagem dessa gestão que o nosso trabalho depende muito do posicionamento da população e dos serviços ofertados pela comunidade. Uma alegria e fortalecimento do trabalho desse colegiado no município no segundo semestre foi uma parceria muito especial com a Educação em que tivemos a oportunidade de fazer um trabalho preventivo e educativo em ambas as escolas, mesmo que só a partir do segundo semestre. Agradecimento oportuno aos diretores Josivaldo Andrade e toda a sua equipe pedagógica (Escola Municipal Manoel Rodrigues Pinto) e a Inalmir Bruno Andrade (Escola Estadual Olavo Bilac). Saibam que estamos e estaremos sempre à disposição para o que precisarem. O trabalho com o alunado e as famílias é de suma importância, sempre.
Não podemos deixar de destacar também o apoio incondicional da Gestão Municipal (executivo e legislativo), da Secretaria de Educação, Cultura e do Desporto na pessoa da senhora secretária Charlene Andrade; da Polícia Militar do município, da Promotoria de Justiça de Santa Luzia e do Ministério Público; aos colegas e profissionais de trabalho que fazem o CREAS, CRAS, SCFV (assistentes sociais, psicólogas, técnicas de referência, monitoras, coordenação e a Secretária Municipal de Assistência Social Neuma Morais) pela atenção e parceria de sempre e em especial à senhora presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Elisângela Maria de Souza Batista e todo o colegiado; que muito tem feito para estar conosco na luta e na defesa dos direitos infanto-juvenis. Fica aqui registrado o nosso agradecimento, respeito e admiração.
Esse ano, no mês de outubro, tivemos pela primeira vez a nível nacional e definitivo a unificação do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar. Os novos Conselheiros escolhidos por voto popular tomam posse no próximo dia 10 de Janeiro de 2016 para o mandato até o ano de 2019. São eles: Ana Paula da Silva Souto e Laércio Santos (Jotinha Nery) que foram reeleitos e os novatos; Eliane Santos (Comunidade Brejinho), Josilda Fernandes (Branquinha) e o Antônio dos Santos (Jacaré).  Fica aqui o desejo de boa sorte, um primoroso e contínuo trabalho com as famílias são-joseenses e um saudoso abraço dos que estão se retirando da missão – os companheiros Humberto de Medeiros, Rondinelle Lima e Wescley Silva, mas, como lição e com gratidão carregarão no peito o orgulho de terem feito parte do árduo, mas, importante trabalho que é o de zelar pelas crianças e adolescentes de nossa comunidade.
Nosso intuito é muito mais em fazer um trabalho que objetive a informação e conscientização de toda a população, principalmente, convocar as famílias a serem participantes e atentas aos comportamentos e atitudes de seus filhos e filhas. Colocamo-nos a disposição de todos sempre, e gostaríamos muito que cada criança, jovem, pais, mães e responsáveis entendessem que a vida é muito melhor quando estamos dispostos a ajudar cada um e cada uma que nos procura.
Afirmamos a nossa disposição para o trabalho, mas, nunca esqueçam de que a educação começa em casa. Os filhos são melhores quando os pais o são também.  Adultos, Crianças, Jovens e Idosos, todos nós somos chamados a participar de uma vida mais comprometida com o bem estar de nós mesmos e do nosso próximo. Agradecemos pela confiança e não esqueçam: Sem informação, perdemos a proteção!
Estamos à disposição no Disque Denúncia - (83) 9 9693-5277 ou pelo e-mail: conselhosaojosetutelar@hotmail.com. Por fim, os nossos votos de Feliz Ano Novo a todas as Famílias são-joseenses e os desejos de luz, paz, união, amor, harmonia, prosperidade e bênçãos em todos os dias do ano que acaba de chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal