A DISPUTA CONTINUA: 3º turno na Paraíba - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A DISPUTA CONTINUA: 3º turno na Paraíba


Passada uma semana do 2º turno das eleições na Paraíba, o segundo colocado, senador Cássio Cunha Lima (PSDB), tem bastantes chances de assumir o cargo de governador do Estado.
O governador reeleito, Ricardo Coutinho (PSB), durante o pleito, segundo denúncias da coligação de Cássio, usou de vários expedientes que se caracterizam, entre outros crimes, conduta vedada e improbidade administrativa.
Durante a reta final da campanha, Cássio usou de seu guia para denunciar as praticas citadas. O maior crime praticado por Ricardo Coutinho foi o uso da máquina, através do programa Empreender, que foi utilizado para compra de votos.
A Coligação de Cássio ingressou, na última terça-feira (28), no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), com oito Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), contra Ricardo Coutinho e sua vice, Lígia Feliciano. As ações pedem a cassação do governador e da vice pelos crimes citados, praticados durante o pleito.
2008 e Cássio:
No ano de 2008, o então governador da época, Cássio Cunha Lima, foi cassado pelo suposto uso de um programa governamental e do jornal A União em benefício de sua candidatura. Faltando menos de dois anos para o fim do seu mandato, o segundo colocado das eleições, José Maranhão (PMDB), assumiu o governo do Estado.
Diferente do que muitos pensam, Cássio não foi cassado por corrupção e sim por conduta vedada.
Cássio permaneceu inelegível, vindo a se tornar apto a disputar as eleições no pleito deste ano de 2014.
2015/2016 e Ricardo:
O cenário de 2008 pode vir a se repetir no ano de 2015 ou 2016, pelos mesmos motivos do anterior.
Assim como Cássio fora acusado e cassado, a situação de Ricardo Coutinho é semelhante e com agravantes ainda maiores.
Enquanto Cássio foi enquadrado apenas em condutada vedada, Ricardo pode ser cassado pelo mesmo e por outros crimes de maiores proporções.
Os advogados de Cássio anexaram aos processos uma enorme gama de provas contundentes, que vão desde vídeos, fotos, testemunhas, até recibos de cheques do programa Empreender para compra de votos por parte do atual governador da Paraíba.
Os principais crimes que Ricardo Coutinho está sendo acusado são:
Conduta vedada. Aplicação de multa. Pena de cassação de registro ou diploma.
Os atos de improbidade administrativa são divididos em três categorias com suas respectivas penas, sem excluir outras penas civis, administrativas e penais:
1- Enriquecimento ilícito - trata-se de obter aumento do patrimônio pessoal às custas de crimes contra os cofres públicos.
Pena: perda de bens obtidos ilicitamente, ressarcimento dos danos materiais, perda da função pública, 8 a 10 anos de suspensão de direitos políticos, multa até o triplo do aumento patrimonial e proibição de contratar com o poder público por dez anos.
2- Danos ao erário público - aqui houve uma diminuição do patrimônio público por conta do ato criminoso.
Pena: perda de bens obtidos ilicitamente, ressarcimento dos danos materiais, perda da função pública, 5 a 8 anos de suspensão de direitos políticos, multa até o dobro do dano patrimonial e proibição de contratar com o poder público por cinco anos.
3- Atos contra os princípios da Administração Pública - aqui não há ganho ou perda de patrimônio, mas o ato é desonesto e imoral, como por exemplo fraudar um concurso público.
Pena: ressarcimento dos eventuais danos materiais, perda da função pública, 3 a 5 anos de suspensão de direitos políticos, multa até cem vezes a remuneração recebida e proibição de contratar com o poder público por três anos.
Espera dos eleitores de Cássio:
Enquanto Ricardo Coutinho terá um árduo trabalho para tentar provar que não praticou os crimes, os eleitores de Cássio aguardam ansiosos a decisão da Justiça, a fim de se obter o que eles chamam de Justiça Democrática.
Os advogados do tucano, a exemplo de Harrison Targino, afirmam que as chances de cassação do atual governador são bastante amplas e a acusação está bastante confiante num resultado favorável ao senador Cássio.
Mas, não adianta ficar ansioso. O processo pode levar, no máximo, dois anos para ser expedida sentença condenatória ou absolvitória. Em caso de condenação, assume Cássio Cunha Lima como governador da Paraíba.
PS: não poderia me esquecer, Ricardo Coutinho ainda poderá sofrer uma Intervenção Federal, numa ação movida pelos procuradores do Estado da Paraíba junto ao STF. Confira em: http://www.diariodopais.com.br/abrir.noticia.asp?Titulo=procuradores-do-estado-pedem-a-intervencao-federal-no-governo-da-paraiba-no-stf&ID=5871
2015 e 2016 prometem fortes emoções. Quem estiver vivo, verá!
Por hoje é só;
Até a próxima!
@brunodelima07 - Contra fatos, não há argumentos!


Publicar anúncio principal