I RELATÓRIO DAS AÇÕES DO CONSELHO TUTELAR DE SÃO JOSÉ DO SABUGÍ – JAN./MAIO 2014 - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

quinta-feira, 5 de junho de 2014

I RELATÓRIO DAS AÇÕES DO CONSELHO TUTELAR DE SÃO JOSÉ DO SABUGÍ – JAN./MAIO 2014



Nos primeiros cinco meses do ano de 2014, destacamos muitas conquistas, graças à parceria da comunidade e serviços oferecidos no município; mas é preciso muito mais. O trabalho em rede é importante e a consciência de todos é nossa maior meta.


É com muita alegria que mais uma vez cumprindo com o nosso objetivo de publicizar as ações do Conselho Tutelar de nossa cidade, chegamos a mais uma publicação. Destacamos muitas conquistas e nesses primeiros cinco meses do ano de 2014 muitas são as ações e intervenções desse colegiado, graças à parceria da comunidade e serviços oferecidos no município; mas é preciso muito mais. O trabalho em rede é importante e a consciência de todos é nossa maior meta.
E é por meio deste que viemos mais uma vez esclarecer a população e o povo em geral o que de fato e de direito temos feito em defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes, não se esquecendo de informar que trabalhamos em sigilo e a publicização de nossas ações são feitas de forma parcial possível, para que os casos atendidos fiquem resguardados do resto da população.
Como destaques fora do nosso município, em fevereiro e março estivemos em Sousa-PB, para um curso de formação oferecido pelo Núcleo de Formação Continuada para Conselheiros de Direito e Tutelares do Estado da Paraíba (Escola dos Conselhos), em que podemos nos aperfeiçoar e nos fortalecer enquanto serviço de proteção aos direitos da Criança e Adolescentes.
Nos meses de Janeiro a Maio do corrente ano, contabilizamos trinta (30) ocorrências, dez delas apenas nos mês de Maio; entre elas as visitas institucionais e acompanhamento dos casos notificados. Em parceria com as escolas, o CRAS, o CREAS e a brilhante ajuda da Policia Militar conseguimos fazer um trabalho que consideramos importante para a comunidade. Nessas ocorrências destacamos nossa intervenção/prevenção no período carnavalesco, em que saímos em carro de som pela comunidade a lembrar dos cuidados e conscientização durante a folia com responsabilidade e segurança.
Em maio as ações do C. Tutelar se estruturaram basicamente em trabalhar a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil (16 a 23 de Maio) com intervenções nas escolas urbanas do município e conversas com as crianças e adolescentes; Grupo de Mães e Idosas do SCFV, gentilmente  convidados pelo CRAS do município; em que fortalecemos a campanha com a confecção do laço azul para enriquecimento da Campanha – “Façamos Bonito: com o laço no peito e a consciência como responsabilidade!”
A que se fazer destaque também para as intervenções diretas com a parceria direta da população e os chamamentos nos casos de envolvimento de adolescentes em pequenos atos infracionais como drogadição e alcoolismo com Adolescentes e na própria família (O QUE MUITO NOS PREOCUPA!), bem como as intervenções e encaminhamentos aos serviços de Assistência Social (CRAS E CREAS) e aos de Saúde e Educação com quem contamos sempre e agradecemos a parceria.  E nem podemos deixar de destacar ainda o apoio incondicional da Promotoria de Justiça de Santa Luzia, na pessoa da promotora, a Sra. Miriam Vasconcelos com o fortalecimento e apoio positivo nas vezes que nos atendeu e atende sempre que procuramos aquela instituição.
Nosso intuito é muito mais em fazer um trabalho que objetive a informação e conscientização de toda a população, principalmente, convocar as famílias a serem participantes e atentas aos comportamentos e atitudes de seus filhos e filhas. Nos colocamos a disposição de todos sempre, e gostaríamos muito que cada criança, jovem, pais, mães e responsáveis entendessem que a vida é muito melhor quando estamos dispostos a ajudar cada um e cada uma que nos procura.
Afirmamos a nossa disposição para o trabalho e pedimos que não esqueçam de que a educação começa em casa. Filhos são melhores quando os pais o são também. Muitas coisas negativas batem às nossas portas todos os dias e devemos ser os agentes da nossa própria transformação. Drogas, vida sexual cada vez mais precoce, pequenos furtos e descompromisso com a vida particular e com nossa própria comunidade; desrespeito a si e ao próximo, evasão escolar, condução perigosa de veículos e motocicletas sem a idade permitida; tudo isso poderia ser mais bem refletido se pensássemos que a nossa vida despende das nossas ações diárias com consciência e responsabilidade.
 Adultos, Crianças, Jovens e Idosos; todos nós somos chamados a participar de uma vida mais comprometida com o bem estar de nós mesmos e do nosso próximo. Aproveitamos a oportunidade para agradecemos pela confiança no nosso trabalho. O CONSELHO TUTELAR está a sua disposição!

Disque Denúncia - (83) 9693 5277 ou contato pelo E-mail - conselhosaojosetutelar@hotmail.com.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal