Home Política Zezé reforça necessidade do isolamento social e anuncia barreiras sanitárias, contratações, testes e distribuição de máscaras

Zezé reforça necessidade do isolamento social e anuncia barreiras sanitárias, contratações, testes e distribuição de máscaras

9 primeira leitura
0
0
125

O prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé reforçou, nesta sexta-feira (15), a importância do isolamento social para frear a disseminação do coronavírus em Santa Luzia. Por meio de ‘live’ transmitida pelas redes sociais, ele também revelou preocupação com o aumento de casos confirmados de Covid-19 no município e anunciou novas medidas restritivas, a exemplo da implantação de barreiras sanitárias nas entradas do município, bem como a contratação temporária de pessoal para a área de saúde, realização de testes rápidos na rede municipal e distribuição de máscaras de proteção para a população carente.

Na oportunidade, o prefeito reiterou o apelo para que as pessoas fiquem em casa para que a rotina seja retomada o mais rápido possível. “É hora de termos consciência. Infelizmente, ainda não há vacina disponível para a doença e os medicamento disponíveis são para as pessoas que estão muito doentes. Tem muitas pessoas doentes e, infelizmente, alguns irão morrer. Portanto, neste momento, só existe uma medida eficaz a ser executada, que é o isolamento, e as medidas de higienização”, disse.

O prefeito ainda destacou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem há mais de 60 dias, atuando diuturnamente, por meio de força-tarefa, para evitar o crescimento do número de casos em Santa Luzia, promovendo ações de monitoramento de casos confirmados e suspeitos, encaminhamento e realização para testes rápidos, orientação nas ruas, desinfecção diária de logradouros públicos e privados que tenham fluxo de pessoas, fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas nos decretos municipais, entre outras medidas.

TESTES RÁPIDOS NA POLICLÍNICA

Ainda durante a ‘live’, o prefeito Zezé esclareceu sobre a realização de testes rápidos no município. Ele explicou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciará a testagem de casos suspeitos na Policlínica Dr. Kival de Araújo Gorgônio, a partir deste sábado (15). Poderão realizar os testes as pessoas que apresentarem sintomas típicos do Covid-19, com encaminhamento médico e agendadas pela equipe de monitoramento da SMS. A medida segue o protocolo sanitário determinado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretária de Estado da Saúde.

“Para fazer o teste, é preciso que a pessoa apresente sintoma da doença. Assim o médico faz a avaliação e determina qual será o dia que a pessoa poderá realizar o teste, porque cada teste tem a sua modalidade e, consequentemente, um tempo correto para realização. O que não pode é ser feito indiscriminadamente, é preciso controle, assim conseguimos resultados corretos, evitando o chamado ‘falso negativo’, o que não é interessante. Estamos seguindo as recomendações das entidades sanitárias”, explicou.

MAIS TESTES

O prefeito ainda explicou já foi aberto procedimento para compra de mais de 100 testes rápidos para a SMS, que estão prestes a chegar ao município, e que outro processo de leilão para apuração de preços de mercado já está em curso. Segundo ele, para aquisição do município, os testes precisam ter eficácia comprovada, conforme as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estar de acordo com as regras de compra estabelecidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Estamos aguardando chegar um grande volume de testes, e já estamos licitando a compra de outro montante, portanto, não estamos parados, o sistema de saúde da Prefeitura de Santa Luzia está atuante, dia após dia. As pessoas que estão sendo diagnosticadas com qualquer sintoma, estão sendo atendidas. Ao sentir qualquer sintoma, as pessoas devem buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, que estão em pleno funcionamento”, frisou.

BARREIRA SANITÁRIA

O prefeito ainda anunciou a realização de barreira sanitária nas entradas de Santa Luzia. Segundo ele, está sendo concluído o projeto de como será o funcionamento e atuação do trabalho, incluindo, a contratação temporária de servidores para reforça a Força-Tarefa da Secretaria Municipal de Saúde.

“As barreiras estão sendo projetadas, e serão instaladas. Não é algo fácil por se tratar de um município que tem uma rodovia federal como principal via de acesso, e com várias rotas de fuga pelos bairros, portanto, precisaremos do apoio da Polícia Rodoviária Federal. Ademais, essa medida ainda não aconteceu devido à dificuldade para adquirir a quantidade de EPIs [equipamentos de proteção individual] necessária para a equipe de saúde que está sendo montada, a exemplo de macacões, máscaras, contratação de mais pessoas com qualificação, bombeiros civis, sem falar na ausência de leitos suficientes para atender ao público”, comentou.

Assista a live, na íntegra:

ASCOM

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Política

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Justiça derruba decisão da Câmara e manda prefeito de Junco do Seridó reassumir mandato

Uma decisão do juiz Rossini Amorim Bastos, da Comarca de Santa Luzia, publicada na manhã d…