Home Eventos Tradicional Festa da Padroeira da cidade de Santa Luzia (PB) será aberta nesta quarta-feira, 4 de dezembro de 2019.

Tradicional Festa da Padroeira da cidade de Santa Luzia (PB) será aberta nesta quarta-feira, 4 de dezembro de 2019.

5 primeira leitura
0
0
32

Os católicos da cidade de Santa Luzia, no sertão da Paraíba, darão início nesta quarta-feira, dia 04 de dezembro de 2019, às tradicionais festividades de sua padroeira, Santa Luzia.

A programação começa às 5h da manhã, com uma caminhada percorrendo a principal avenida da cidade. Às 18h, sairá do bairro Nossa Senhora de Fátima, a carreata que conduzirá a imagem da santa pelas principais ruas da cidade. Na Igreja Matriz, acontecerá o hasteamento da bandeira e a celebração da Santa Missa, às 19h.
Depois na celebração, será aberta a programação social com a realização de dois consertos musicais com as Bandas Filarmônicas Duarte Machado e Santo Onofre, esta última da cidade de Junco do Seridó.

O novenário prossegue até o dia 12 de dezembro com celebrações às 19h, na Igreja Matriz. É esperada a presença de padres da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Sempre após cada novena haverá uma quermesse com atrações culturais que se apresentarão nas Praças Pe. Jerônimo e Silvino Cabral.

Na sexta-feira, dia 13 de dezembro, serão celebradas três missas. A primeira missa ocorre às 6h da manhã e será presidida pelo padre santaluziense José Vanildo. A segunda missa solene será celebrada pelo Bispo da Diocese de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, às 9h da manhã na Igreja Matriz.

Antes da terceira missa acontecerá a grande procissão, às 16h, para qual são esperados cerca de 40 mil católicos, entre os quais, romeiros de várias cidades do Brasil. Ao chegar à Igreja Matriz, acontecerá a celebração eucarística que será presidida pelo padre Elias Ramalho.

Além da quermesse e dos shows musicais após as novenas, a parte social da festa terá a 3ª Edição da Corrida dos Olhos e a VI Cavalgada de Santa Luzia, ambas no dia 08 de dezembro. Neste mesmo dia, a partir das 10h da manhã, haverá feirinha de Santa Luzia com exposição de artesanato local, barracas servindo comidas típicas e shows de artistas locais.

A devoção a Santa Luzia é muito anterior à existência do próprio município e remonta ao ano de 1756, quando o português Geraldo Ferreira Neves fez a doação do sítio São Domingos para construção de uma capela em honra à Santa Luzia. No curso dos 256 anos deste fato, esta capela se tornou a Igreja Matriz da cidade e constituiu uma devoção popular simbolicamente muito rica onde os ex-votos, as fitinhas e as muitas “promessas” são sinais de que a fé popular perpassou os dois séculos e meio e constitui uma importante referência religiosa e cultural para a Paraíba.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Eventos

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Neto Caraubas e Muryllo farão Jogo Beneficente no próximo sábado(07) em São José do Sabugi

Os atletas Neto Caraúbas e Muryllo estarão no próximo sábado, dia 07 de dezembro em São Jo…