Home Internacional Satélites Starlink serão vistos em todo o BR nesta semana; veja dias e horários

Satélites Starlink serão vistos em todo o BR nesta semana; veja dias e horários

6 primeira leitura
0
0
147

Desde a noite do último domingo (10), muitas pessoas têm visto luzes no céu em todo o Brasil, algumas delas até chegando a se assustar com o “fenômeno”. Mas não se trata de OVNIs nem de nenhuma pegadinha: são os satélites Starlink, de Elon Musk, cruzando o espaço aéreo brasileiro.

Para quem ainda não conseguiu observá-los, a boa notícia é que eles poderão ser visualizados ao longo desta semana, em praticamente todas as regiões do país, a olho nu. Mas para tanto, é preciso haver boas condições do tempo, com céu limpo, além de saber os horários e para onde olhar.

Criado pela SpaceX, o projeto Starlink pretende formar uma rede global de internet de alta velocidade via satélite, levando a conexão para todos os cantos do planeta, inclusive áreas remotas e rurais. O sistema prevê, inicialmente, o lançamento de pelo menos 12 mil satélites, mas é possível chegar a até 42 mil equipamentos orbitando a Terra.

Os satélites que estão passando pelo país nesta semana foram lançados em abril. Aos poucos, eles vão se separando até chegarem à altitude operacional, de 550 km, quando não será mais possível vê-los sem o auxílio de um telescópio, devido ao tamanho e à não emissão de luz própria — a luz do Sol refletida na estrutura metálica dos equipamentos é o que vemos.

Como saber os horários e a localização

Nordeste:

São Luis (MA), os satélites serão visíveis em três dias —

  • segunda (11) às 19h22, por 5 minutos, olhando para o norte;
  • quarta (13) às 18h57, por 6 minutos, olhando do noroeste para o leste;
  • quinta (14) às 19h34, por 2 minutos, olhando do oeste para o sudoeste.

Teresina (PI), eles ficarão visíveis na

  • quarta (13) às 18h58, por 6 minutos, olhando do noroeste para o norte; e
  • na quinta (14) às 19h35, por 3 minutos, olhando para o oeste.

Em Fortaleza (CE), eles aparecem na

  • terça (12) às 18h24, por 3 minutos, olhando do norte para o nordeste; e
  • na quarta (13) às 18h58, por 6 minutos, olhando do nordeste para o oeste.

Em Recife (PE), serão duas oportunidades —

  • na terça (12) às 18h25, por 4 minutos, olhando para o norte; e
  • na quinta (14) às 18h, por 5 minutos, olhando do norte para o leste.

Salvador (BA) os Starlink serão vistos na

  • quarta (13) às 19h, por 6 minutos, olhando para o norte; e
  • na quinta (14) às 18h, por 3 minutos, olhando para o nordeste.

Não há dados para a observação no Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe.

Em algumas cidades, os satélites da SpaceX também passarão no final da tarde, mas em momentos em que o céu ainda está claro demais para a observação. Os Starlink também passarão pelo céu brasileiro em horários entre o final da madrugada e o início da manhã durante a semana, mas, nesta matéria, optamos por informar apenas quando eles passarão no início da noite — período em que a maioria das pessoas poderá observá-los, com o céu já está escuro o suficiente para que fiquem visíveis. Mas caso você seja um “madrugueiro” de plantão, pode conferir lá no Find Starlink todos os dias e horários das passagens dos satélites em sua cidade (ou na cidade mais próxima listada pelo serviço).

Fonte: Uol com canaltech.com.br

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Internacional

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Tentativa de assalto em São José do Sabugi-PB

Mais uma tentativa de assalto registrada em São José do Sabugi, essa ultima aconteceu na n…