Home Destaque São José do Sabugi-PB, cidade com um pouco mais de 4 mil habitantes, tem 35 casos de COVID-19 confirmados. Veja o motivo do número alarmante:

São José do Sabugi-PB, cidade com um pouco mais de 4 mil habitantes, tem 35 casos de COVID-19 confirmados. Veja o motivo do número alarmante:

8 primeira leitura
0
0
670

Iniciativa da prefeitura pode ter evitado caos no sistema de saúde do municipio

Nos últimos dias, o município de São José do Sabugi, no Sertão paraibano, com um pouco mais de 4 mil habitantes foi destaque na imprensa regional por confirmar de uma só vez 34 casos de COVID-19 no município.

Ao todo o município tem hoje 35 casos confirmados da doença: 3 casos confirmados no dia 08 de maio, 1 no dia 12 de maio e ontem (13) foram mais 34, porém desses 34, 3 deles não residem no município. Diante desses números, surgiram alguns questionamentos: Será que um município irá suportar esse número de casos? Como esse município chegou a um número tão alto de pessoas infectadas?

Atualmente, a recomendação do Ministério da Saúde é a de fazer teste APENAS em casos graves de pessoas com suspeita de Coronavírus e profissionais de saúde e segurança com sintomas respiratórios, porém o município de São José do Sabugi foi além. Segundo dados da própria Secretaria Municipal de Saúde, o município só apresentou, até o último dia 12, dois casos suspeitos de COVID-19 que por sinal foram DESCARTADOS.

E de onde vem esse número alarmante?

Diferente de outros municípios, a cidade de São José do Sabugi testou pessoas que não estavam com suspeitas da doença. Os primeiros casos confirmados no município foram detectados através de uma empresa que está construindo Parques Eólicos na região. Esta por sua vez incorporou na sua lista de exames admissionais, o exame sorológico de COVID-19, e no dia 08/05 divulgou o resultado de 32 destes exames realizados em pessoas contratadas para trabalhar. Destes, 3 possuíam o SARS-CoV-2. No dia 12 de maio, a empresa apresentou o resultado de outros 19 exames de admissão, onde foi comprovado mais 1 caso POSITIVO do vírus no município.

De posse desses resultados, a Empresa procurou a Secretaria de Saúde do Município e, diante disso a Prefeitura do município resolveu fazer exames também do tipo sorológico em 90 crediaristas do município que trabalham em outras regiões. Desses 90 exames resultou em 34 casos confirmados. A secretaria de Saúde informou também que já foram feito 33 testes rápidos em familiares dessas pessoas que testaram positivo (nos testes da empresa de energia eólica), porém todos eles deram NEGATIVO.

No geral, foram realizados 174 exames, nos últimos dias, no município, sendo que 33 foram testes rápidos. A iniciativa da gestão da cidade pode ser inédita no Brasil para uma cidade tão pequena. Qual cidade do Brasil realizou 174 exames em menos de 1 semana em pessoas que não eram suspeitas ou não apresentavam sintomas de Coronavírus?

Conforme matéria publicada no dia 11 de maio no site saude.abril.com.br, no mundo ideal, toda a população com sinais suspeitos deveria ser testada. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda essa ação. “Caso isso fosse possível, teríamos uma melhor noção da taxa de mortalidade. Se testamos apenas casos graves, chegamos a um número irreal da doença e, consequentemente, uma mortalidade que parece ser maior”, aponta o infectologista João Prats, da BP — A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Isso porque há uma quantidade considerável de casos assintomáticos ou com sintomas leves que não serão diagnosticados.

A secretaria de Saúde de São José do Sabugi ainda informou que mais de 90% das pessoas que testaram POSITIVO para o Covid-19 são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintoma algum e os que os apresentam são leves. A secretaria também informou que todas essas pessoas estão em isolamento domiciliar sendo acompanhadas pela saúde do município. Dessa forma, o município colocou em quarentena vários casos que, se não fossem descobertos, poderiam disseminar o vírus, aumentando o número de infectados, chegando inclusive a acometer pessoas vulneráveis que certamente não reagiriam tão bem às ações do vírus, gerando um caos do Sistema de Saúde e um transtorno nunca visto no cotidiano dos munícipes da pacata São José.

SERTÃO EM DESTAQUE

https://saude.abril.com.br/medicina/teste-de-coronavirus-quem-deve-fazer-e-como-e-o-exame/

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por WANDER RUDNEY
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Ministério Público Eleitoral pede impugnação da candidatura de Pedro Barbosa em São Mamede, confira:

O Ministério Público Eleitoral entrou com uma ação de impugnação de registro de candidatur…