Home Entretenimento SANTA LUZIA: Prefeito Zezé prestigia o “Tope do Juiz” e destaca a tradição da Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Santa Luzia

SANTA LUZIA: Prefeito Zezé prestigia o “Tope do Juiz” e destaca a tradição da Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Santa Luzia

3 primeira leitura
0
0
96

O prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo – Zezé, prestigiou neste sábado (5) o “Tope do Juiz”, cavalgada com a participação de inúmeros vaqueiros da região, que de forma organizada partiram do Sítio Sossego do Vale, na Comunidade Farias até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Antonio Bento, onde receberam a benção do pároco da comunidade católica, Elias Ramalho Gomes. A ação faz parte das atividades alusivas à Festa de Nossa Senhora do Rosário 2019.

O percurso contou com a participação das bandas cabaçais e com os lanceiros, representantes da comunidade negra, descendente dos africanos. O tradicional festejo religioso é realizado em Santa Luzia desde 1871, conhecida pela rica tradição cultural e histórica, idealizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Santa Luzia, que perpetua ao longo dos anos a sua devoção a sua santa protetora.

“A Festa de Nossa Senhora do Rosário tem um simbolismo muito forte em termos religiosos e do fomento a cultura dos negros de Santa Luzia. A Prefeitura Municipal de Santa Luzia prestou a sua colaboração para a realização do tradicional festejo, a exemplo do ‘Tope do Juiz’, cavalhada rica em tradição e cultura, que faz parte da história do município”, comentou o prefeito Zezé.

A edição 2019 do evento teve no último dia 28 de setembro e termina na tarde deste domingo (6), com a procissão de Nossa Senhora do Rosário, e a entrega das faixas e coroas dos reis, juízes e escrivão ao reisado que conduzirá a festa em 2020, além do descerramento da bandeira e entrega a madrinha do próximo ano, seguida do cortejo as residências dos novos componentes do reisado.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Entretenimento

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Zezé prestigia o 6ª “Forró Bode” e destaca apoio da Prefeitura de Santa Luzia para o evento e valorização da zona rural

Promover a valorização do trabalho dos criadores e produtores rurais. Este é o objetivo da…