Home Entretenimento Chuva de meteoros coloridos será visível neste fim de semana

Chuva de meteoros coloridos será visível neste fim de semana

3 primeira leitura
0
0
87

Observadores poderão ver de 50 a 150 meteoros por hora, dependendo do local; luzes coloridas dão ao fenômeno um toque especial

Quem gosta de observar os céus tem um bom motivo para ficar acordado até tarde no próximo fim de semana. É quando ocorre a chuva dos meteoros “Geminídeos”, uma das mais intensas e coloridas do ano.

Tecnicamente a chuva de meteoros começou na última quarta-feira (4), mas seu pico ocorrerá nas madrugadas entre os dias 13 e 15, entre as 2h e 3h da manhã no horário de Brasília. Sob condições ideais estima-se que será possível ver até 150 meteoros por hora, mas infelizmente o brilho da lua cheia diminuirá a visibilidade. Na prática, os espectadores podem esperar observar até 50 meteoros por hora.

Como em toda chuva de meteoros, quanto mais afastado o espectador estiver das grandes cidades e sua poluição luminosa, mais meteoros serão visíveis. Caso isso não seja possível, um truque é ficar atrás de alguma grande construção capaz de bloquear maior parte do brilho da lua.

Os Geminídeos tem esse nome pois parecem vir da constelação de gêmeos, mas na verdade se originam de um asteróide conhecido como 3.200 Faéton, cuja órbita intersecta a de todos os planetas do sistema solar “interno”: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Os meteoros são relativamente “lentos” (têm velocidade de cerca de 35 km/s), o que facilita sua visualização. Quando queimam na atmosfera, emitem luz nas cores laranja, amarela, azul, verde ou vermelha, o que os torna especialmente belos.

Para localizar os meteoros, uma dica é instalar no smartphone um mapa celeste como o Sky Map no Android ou SkyView no iOS e procurar as estrelas gêmeas, Castor e Pollux. Embora possam ser vistos em todo o céu, a maioria dos meteoros parecerá se originar deste ponto.

Fonte: Travel & Leisure

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Entretenimento

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Satélites Starlink serão vistos em todo o BR nesta semana; veja dias e horários

Desde a noite do último domingo (10), muitas pessoas têm visto luzes no céu em todo o Bras…