Home Saúde Ceará registra mais de 45 mil casos de virose da mosca em quase 02 meses no ano de 2019

Ceará registra mais de 45 mil casos de virose da mosca em quase 02 meses no ano de 2019

3 primeira leitura
0
0
374

Fortaleza já registrou 3.407 casos da Doença Diarreica Aguda (DDA), mais conhecida como virose da mosca. E os números continuam a crescer no Ceará. Os dados do boletim da Secretaria de Saúde do Ceará mostram que, até o dia 9 de fevereiro, 45 mil casos foram registrados.

O número representa mais da metade dos registros feitos em fevereiro e março do ano passado. O estudante Junior Silva foi um dos que passaram dias com os sintomas da DDA. Ele conta que quase todos os colegas de trabalho pegaram a doença.

“Eu comecei a ter calafrio, febre e vontade de vomitar. Seguido de diarreia, que ficou mais persistente no decorrer do dia e durou uns quatro dias, com uma febre que ia e voltava. Onde eu trabalho, algumas pessoas tiveram na mesma semana aparecendo casos de pessoas com os mesmo sintomas”.

O infectologista Aldo Ângelo explica que essa contaminação em grupo acaba sendo corriqueira, já que a via oral é a maneira mais fácil da doença ser adquirida. Ele destaca a importância da higienização correta das mãos e dos alimentos como forma de prevenção.

“A sugestão é aumentar os cuidados de higiene e saneamento. Esses causadores virais são facilmente passados pela via fecal oral. A contaminação por pessoas que moram na mesma casa é fácil”.

O infectologista explica ainda que, independentemente do agente causador, os sintomas são os mesmos. O que muda é o tempo que a doença persiste. Por mais de cinco dias, por exemplo, aumenta o risco de desidratação.

“Como as crianças principalmente são muito contaminadas com outros microrganismos, isso aumenta a severidade da infecção. Você tem um risco maior de desidratação. O alerta é para pessoas tomarem conta da reidratação e qualquer sintoma procurar uma assistência médica”.

Vale reforçar que e os casos são recebidos nas Unidades de Pronto Atendimento.

Por: Tribuna do Ceará

  • “Virose da Mosca”: saiba como prevenir e tratar a doença

    Febre, dor no corpo, desconforto abdominal, vômitos e diarreias. O que pode parecer uma si…
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gaby Medeiros
Carregar mais por Saúde

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Vídeo: Carreta tem principio de incêndio na BR 230 em João Pessoa na manhã desta quinta

Uma carreta teve um principio de incêndio na manhã desta quinta-feira (27), na BR-230, km …