Home Internacional APRONTO OPERACIONAL REÚNE EFETIVOS E MEIOS NA AMAN, MARCANDO O INÍCIO DAS OPERAÇÕES DO EXERCÍCIO MILITAR

APRONTO OPERACIONAL REÚNE EFETIVOS E MEIOS NA AMAN, MARCANDO O INÍCIO DAS OPERAÇÕES DO EXERCÍCIO MILITAR

6 primeira leitura
0
0
1

Resende (RJ) – Mais de quatro mil participantes, oriundos de cerca de 80 organizações militares de várias partes do país, em 11 dias de atividades no terreno. Números grandiosos de um dos maiores exercícios de adestramento da América Latina, a Manobra Escolar 2019, que acontece entre 4 e 15 de novembro, no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), bem como em outras cidades da região. Promovido pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), o exercício é o coroamento do ano letivo dos estabelecimentos de ensino da Força, consolidando os conhecimentos adquiridos acerca do emprego conjunto das Armas, Quadros e Serviços, para contribuir com a evolução da doutrina militar terrestre.

Nessa quarta-feira, 6 de novembro, foi realizado o apronto operacional, atividade que praticamente desencadeou as operações da Manobra Escolar. As frações constituídas dispuseram seus efetivos no amplo gramado do Campo de Marte, localizado  na Avenida do Exército, via de acesso ao Portão Monumental da AMAN. O dispositivo também contou com a maior parte das viaturas operacionais, blindados e helicópteros que serão empregados na Manobra. “Poucos exércitos do mundo possuem a capacidade de mobilizar e concentrar  efetivos e meios de rincões tão afastados desse país continental. Trata-se de um exercício de grande magnitude, que coroa o período de instrução das nossas escolas”, destacou o General de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes, Comandante da AMAN.

O Coronel Héracles Zillo, da Assessoria de Doutrina do DECEx, ressalta a importância da integração entre os estabelecimentos de ensino, conjugando esforços das diferentes capacidades da Força.  “Na Manobra, os militares colocam em prática aquilo que aprenderam em suas respectivas escolas, cada um em sua especialidade e dentro do seu nível, integrado em uma fração. É um evento marcante de conclusão do ano de instrução”, acrescentou.

Cadetes da AMAN e alunos dos estabelecimentos de ensino subordinados ao DECEx participam da Manobra Escolar. Além deles, também estão na atividade alunos de outras três escolas com subordinações distintas: o Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE), a Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx) e o Instituto Militar de Engenharia (IME). O Tenente-Coronel Carlos Eduardo Pereira Porto Alegre Rosa, Comandante da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), um dos estabelecimentos de ensino envolvidos, ressalta “a satisfação dos alunos em praticar os conhecimentos e, principalmente,  em se integrar com militares de outras áreas”.

A Manobra Escolar simula uma situação de combate, com uma Força Terrestre Componente atuando em operações no amplo espectro. São exploradas ações básicas, como ofensiva, defensiva, cooperação e coordenação com agências, além de ações complementares, a exemplo de abertura de brecha, transposição de curso d’água e operação de assistência humanitária. Novas capacidades, como a Defesa Cibernética e as Operações de Informação também são contempladas no exercício.

.: Podcast Braço Forte – Manobra Escolar

.: Assista ao Vídeo: Curso de Intendência – Campo Escola 2019                                               

Fonte: CCOMSEx
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Internacional

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Mercúrio passará em frente ao Sol na segunda (11); próxima vez só em 2032

Um raro fenômeno vai acontecer na próxima segunda-feira (11): Mercúrio vai passar bem em f…