ELEIÇÕES 2022 João, Pedro, Cabo Gilberto e Cartaxo seriam, a preço de hoje, os nomes mais cotados para disputa ao governo - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

ELEIÇÕES 2022 João, Pedro, Cabo Gilberto e Cartaxo seriam, a preço de hoje, os nomes mais cotados para disputa ao governo



Os sinais na praça política da Paraíba indicam espaço para o lançamento de, pelo menos, quatro candidaturas ao governo do Estado, de acordo com as tendências ideológicas.

Na primeira raia, de centro-esquerda, vem o governador João Azevedo, que foi amplamente esnobado pelo ex-presidente Lula, apesar de ter a maioria da executiva estadual do PT.

O que é muito, mas não suficiente. Ninguém desconhece a ligação de Lula com o ex-governador Ricardo Coutinho que, certamente, dará a última palavra sobre o palanque do ex-presidente na Paraíba. E Ricardo Coutinho tem tratado João sempre como “traidor”. Como candidato natural à reeleição, e estando no poder, parte na dianteira.

Na segunda raia, há espaço para uma oposição de centro-direita que, a preço de hoje, seria o deputado Pedro Cunha Lima, depois da desistência do ex-prefeito Romero Rodrigues.

Pedro já era um dos nomes lembrados, ainda quando Romero estava no páreo. Agora, no vácuo que se criou, vai caber ao deputado tentar conciliar posições e se consolidar como candidato viável, ancorado na força do ex-senador Cássio Cunha Lima, que segue como uma das grandes lideranças do Estado.

Numa terceira raia, certamente há espaço para uma candidatura mais à direita, ou, bolsonarista. E já há um pretendente, que é o deputado Cabo Gilberto, um dos aliados mais fiéis do presidente Bolsonaro.

Cabo Gilberto vai precisar operar para mostrar viabilidade de sua pretensão, para não se tornar um candidato pró-forma, apenas para garantir um palanque a Bolsonaro. As forças bolsonaristas no Estado já estiveram num melhor momento, mas não se pode subestimar uma militância que é muito aguerrida.

Numa quarta raia, teríamos um candidato à esquerda, aquele que precisará ter o DNA lulista. Dois nomes tem sido especulados: o senador Veneziano Vital do Rego e o ex-prefeito Luciano Cartaxo.

Veneziano tem promovido um movimento pendular, ora demonstra que será candidato, ora reafirma apoio a João Azevedo. Mas, pelo se diz nos bastidores, se Lula conseguir convencer a indicar a senador emedebista Simone Tebet a ser sua vice, a tese da candidatura irá ganhar tração. A conferir.

No caso de Cartaxo, ele próprio já admitiu que poderá ser candidato. Mas, irá precisar passar credibilidade de sua postulação, que ficou abalada desde que desistiu de disputar o governo em 2018, deixando as oposições em péssima situação para enfrentar o então candidato João Azevedo. Também a conferir.

Por fim, haverá as opções de partidos como PSTU, PSol e PCO, que, por tradição, também apresentam candidatos em praticamente todas as eleições, mesmo com poucas chances eleitorais.

BLOG HELDER MOURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal