FÁBIO LIBERALINO DA NÓBREGA É O MAIS NOVO MEMBRO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SANTA LUZIA - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

FÁBIO LIBERALINO DA NÓBREGA É O MAIS NOVO MEMBRO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SANTA LUZIA


O defensor público Fábio Liberalino da Nóbrega é o mais novo membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Luzia, empossado que foi durante recente reunião ordinária virtual. Ele passou a ocupar a cadeira Nº 30, que tem como patronesse a sua genitora Maria Alba de Araújo Nóbrega.

Na ocasião, Fábio agradeceu em nome do presidente presidente José Dantas Neto, a escolha por parte dos demais membros do IHGSL, em reconhecimento às suas origens e às fortes raízes até hoje fincadas como filho da terra, à qual guarda profunda identidade e mantém na propriedade rural denominada Canadá, herdada de seus pais Antônio Liberalino e Maria Alba, uma segunda residência, através da qual gera emprego e renda.

Forte emoção

Bastante emocionado por assumir a cadeira antes ocupada pela saudosa mãe, ele evocou a sua memória, como mulher guerreira, determinada e vocacionada ao magistério, que nasceu na Fazenda Quixaba (hoje município de Várzea), Fez seus primeiros estudos na Comunidade Rural e em seguida foi estudar na Escola Normal em João Pessoa.

“Diplomada como professora, voltou à sua terra natal e juntamente com sua prima Maria Araújo de Medeiros (Nem), recém diplomada, fundou uma escola particular, o Jardim da Infância “São João Bôsco” na residência de seus pais e em 1957 substituiu sua prima Luzia Araújo de Medeiros (Dó) como diretora do Grupo Escolar “Coelho Lisboa”, ficando no cargo por 10 anos”, lembrou.

Depois desse período, Maria Alba morou alguns anos em João Pessoa, exercendo o magistério até contrair a sua aposentadoria, quando retornou à Santa Luzia e passou a administrar a Fazenda Canadá, vindo, em 1995, a falecer em sua residência à Rua Seráphico Nóbrega.

Credenciais do novo membro

Já Fábio Liberalino da Nóbrega é possuidor de pulsante veia literária, onde costuma peticionar em versos, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pelo então Instituto Paraibano de Educação, tem pós-graduação Lato Sensu em Direito Agrário pela Universidade Católica de Pernambuco e especializações em Direito Processual e Penal e em Direito Público.

Sua larga experiência profissional teve início em sua cidade natal como advogado militante e dentre a vasta atuação na atividade pública que veio a se suceder, foi procurador-chefe da Fundação de Ação Comunitária, coordenador do Sine em Patos e coordenador-geral do Sistema Penitenciário do Estado da Paraíba.

Defensor público desde 1987, atuou como titular da 7ª Vara Criminal de João Pessoa, da Comarca de Alagoas e à frente das 1ªs Varas das Comarcas de Sousa e Guarabira. Por mais de treze anos exerceu a titularidade da 1ª Defensoria Pública da Comarca de Pilar.

Atualmente exerce suas funções nas 1ª e 7ª Varas Criminais da Capital, foi membro do Conselho Superior da Defensoria Pública no biênio 2016/2018 e diretor jurídico da Associação Paraibana dos Defensores Públicos, para a qual foi eleito também em Chapa única, presidente para o triênio 2020/2023.


http://experienciajuridica.com.br/fabio-liberalino-da-nobrega-e-o-mais-novo-membro-do-instituto-historico-e-geografico-de-santa-luzia/?fbclid=IwAR2_UVARIXCg18IZEwHKHG21UlFetzpFjw9LDY-YDQwFBbpPt_VgkDSF-9w

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal