Relatório do TCE identifica CPFs de crianças de 2 e 6 anos na lista de vacinados contra a Covid-19 na PB - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

terça-feira, 18 de maio de 2021

Relatório do TCE identifica CPFs de crianças de 2 e 6 anos na lista de vacinados contra a Covid-19 na PB





Um relatório produzido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) identificou que pelo menos 19 pessoas com menos de 18 anos foram vacinadas contra a Covid-19 na Paraíba. Conforme o documento, existem registros de imunização contra a doença em crianças de 2 e 6 anos.

Há ainda a notificação de vacinação em adolescentes de 12, 13, 16 e 17 anos de idade. O levantamento foi divulgado pelo Blog Pleno Poder, do Jornal da Paraíba.

Ainda segundo o relatório, a imunização das 19 crianças e adolescentes teria acontecido em cidades do Agreste, Litoral e Sertão paraibanos.

Conforme o último boletim epidemiológico da Paraíba, divulgado nesta terça-feira (18), o estado tem 311.355 casos e 7.275 mortes causadas pelo novo coronavírus. Já os dados da vacinação são os seguintes:

Doses de vacinas distribuídas: 1.408.168
Doses de vacinas aplicadas: 1.166.479
Total de primeiras doses aplicadas: 777.689
Total de segundas doses aplicadas: 388.790

O TCE ainda analisa os dados, juntamente com outros órgãos, para investigar se os registros são resultado de falhas nos bancos de dados da vacinação ou se a aplicação das vacinas aconteceu de forma irregular.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), crianças e adolescentes não fazem parte dos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19, que compõem o público-alvo da campanha de imunização no país.

Até o momento, apenas a vacina da Pfizer/BioNTech pode ser aplicada em adolescentes a partir dos 16 anos em alguns países, mas não no Brasil. Os demais imunizantes não são recomendados para crianças e adolescentes.

CPFs inexistentes e de pessoas mortas
O TCE, também por meio de relatório, aponta que 8.973 doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas na Paraíba correspondem a CPFs inexistentes e 341 doses são de pessoas mortas.

Os dados foram cruzados com informações com diversas bases de dados, como a do Sistema Nacional de Óbitos.

No percentual calculado a partir do total de 654.032 de vacinas aplicadas até 12 de abril, 78.417 doses foram aplicadas de maneira errada, uma inconsistência de 11,98%. O TCE não divulgou os municípios onde as irregularidades foram encontradas.

Comitê de Acompanhamento das Ações de Enfrentamento da Covid
Diante de todas as informações apresentadas e as preocupações compartilhadas entre os representantes dos órgãos de controle presentes no encontro, foi criado, por sugestão do conselheiro Fernando Catão, presidente do TCE um Comitê de Acompanhamento das Ações de Enfrentamento da Covid.

O Comitê pretende se reunir mensalmente, por videoconferência, para fiscalizar a atuação dos gestores e definir políticas preventivas de controle, a fim de impossibilitar possíveis inconformidades, tanto no uso do dinheiro público durante a pandemia, quanto no processo de imunização em curso no Estado.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal