É Genocida?, Presidente da Argentina reclama : “Pfizer me pôs em situação muito violenta de demandas”, diz Alberto Fernández - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

sexta-feira, 28 de maio de 2021

É Genocida?, Presidente da Argentina reclama : “Pfizer me pôs em situação muito violenta de demandas”, diz Alberto Fernández

presidente da Argentina :  Alberto Fernández



O presidente da Argentina, Alberto Fernández, explicou a decisão de não comprar as vacinas da Pfizer, em entrevista que foi ao ar nesta 5ª feira (27.mai.2021), no canal no YouTube do artista Pedro Rosemblat.

“Qual foi a primeira vacina aprovada pela Argentina? Você quer me explicar por que não quero comprar se foi a primeira vacina que aprovei? Não quero comprar porque entre as condições iniciais que a Pfizer colocou – agora está mudando algumas – a verdade é que (a Pfizer) me pôs em uma situação muito violenta de demandas e comprometeu o país”, declarou Fernández, segundo o jornal La Nación.

O presidente argentino, no entanto, não especificou as condições que o laboratório norte-americano exigiu para vender ao país 14 milhões de doses contra o coronavírus depois da realização dos testes na Argentina.

“Não posso assinar porque estão me pedindo coisas excessivas”, disse. “A negociação com a Pfizer nunca foi interrompida e continua até hoje. O que eu acredito intimamente? Quando você analisa como a Pfizer agiu com aqueles que compraram a vacina, a verdade é que ela cumpriu em parte e não cumpriu com muitos. Agora, onde ela não falhou? Nos Estados Unidos”, afirmou Fernández.

No domingo (23.mai), a Pfizer negou que o ex-ministro da Saúde da Argentina Ginés González García tenha pedido suborno para fechar contrato para aquisição de vacinas contra o coronavírus. A resposta do laboratório veio depois de a ex-ministra de Segurança e atual presidente do principal partido oposicionista argentino (PRO), Patricia Bullrich, afirmar que González condicionou a compra dos imunizantes a uma “devolução de dinheiro” por parte da Pfizer. As informações são do jornal La Nacion.

Segundo Bullrich, o presidente do país estava ciente das negociações. O empresário Hugo Sigman seria intermediário das operações, de acordo com os relatos.

A aprovação do governo de Fernández caiu de 67% em abril de 2020 para 26% na pesquisa divulgada nessa 4ª feira (26.mai) pela Universidade de San Andrés. A desaprovação é de 72%. Nessa 5ª feira (27.mai), a Argentina contabilizou pela 1ª vez mais de 40 mil novos casos de covid-19 e 551 mortes.
EXIGÊNCIAS DA PFIZER

Uma série de reportagens publicadas pelo Bureau of Investigative Journalism em parceria com a as agências Stat e Ojo Publico mostra que contratos da farmacêutica Pfizer com países como Brasil, Argentina e África do Sul faziam exigências de bens estatais (como prédios de embaixadas e bases militares) como garantia para compra de vacinas contra a covid-19. A exigência não foi feita no contrato com os EUA.

Além de exigir bens públicos como garantia, o contrato também previa isenção de responsabilização na Justiça para a farmacêutica por possíveis efeitos adversos causados pela vacinação.

O ex-presidente da Pfizer no Brasil, Carlos Murillo, disse que não existem cláusulas abusivas de garantia para a negociação por vacinas contra a covid-19. A declaração foi dada no dia 13 de maio durante sessão na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado.

“Não concordo com esse posicionamento. Não concordo com o que é referente… Não concordo com o qualificativo de cláusulas leoninas. Nessa pandemia, a Pfizer correu um risco sem precedente em uma situação sem precedente, que requeria que todo mundo colaborasse com esse processo“, disse o executivo. Os senadores da CPI, no entanto, não fizeram mais perguntas sobre o assunto.

FONTE: PODER 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal