Com avanço da vacinação na Paraíba, cai o número de idosos internados com Covid-19 - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Com avanço da vacinação na Paraíba, cai o número de idosos internados com Covid-19

Leitos de internação da rede municipal de João Pessoa para combate à Covid-19 — Foto: Divulgação/PMJP

Secretário executivo da SES alerta, contudo, para o aumento de pessoas jovens com a versão grave da doença.

Aproximadamente 70% das pessoas internadas na Paraíba com Covid-19 têm menos de 60 anos, segundo dados apresentados nesta sexta-feira (28) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). É uma mudança inédita no perfil de internação, e a avaliação da SES é de que isso é resultado da vacinação do público idoso no estado.

De acordo com a SES, os números dizem respeito ao mês de abril e maio, a partir de dados coletados pela Central Estadual de Regulação Hospitalar para Covid-19.

Para o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, é possível afirmar que o avanço da vacinação contra Covid-19 na população acima de 60 anos fez com que o perfil de internação na Paraíba mudasse. Comparando os dados atuais com o mesmo perído do ano passado, a proporção de idosos internados diminuiu. Menos 1,4% entre pessoas de 60 e 69 anos, menos 9,8% entre pessoas de 70 e 79 anos e menos 14,9% entre pessoas a partir de 80 anos.

“Os dados apresentam um fenômeno importantíssimo no que diz respeito às internações hospitalares por faixas etárias. Os grupos etários que compreendem os idosos tiveram importante efeito protetivo pelas vacinas, uma vez que sua participação nas internações hospitalares apresentou importantes reduções”, pontua Beltrammi.

Em compensação, Daniel Beltrammi alerta para um crescimento dos grupos etários mais jovens com a forma grave da doença. O secretário executivo acredita que isso ocorre em função do não atendimento às medidas de proteção, como uso de máscaras e atenção às recomendações para não se aglomerar. Entre 20 e 39 anos, por exemplo, o crescimento foi de 10,3%, e entre 40 e 59 anos, o crescimento foi de 16,1%.

Até o momento, 873.197 doses da vacina já foram aplicadas nas pessoas acima de 60 anos, considerando doses 1 e 2. No sistema de informação SI-PNI, a Paraíba tem registrado a aplicação de 1.265.906 doses, sendo 837.344 pessoas vacinadas com a primeira dose e 428.562 com a segunda dose da vacina.

FONTE: G1 PARAÍBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal