NEOENERGIA BENEFICIA COMUNIDADES NA REGIÃO DO COMPLEXO EÓLICO CHAFARIZ - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

NEOENERGIA BENEFICIA COMUNIDADES NA REGIÃO DO COMPLEXO EÓLICO CHAFARIZ

energia solar chegou ao sertão da Paraíba, beneficiando a geração renovável de eletricidade em escolas e unidades de saúde públicas. A iniciativa da Neoenergia contempla as comunidades localizadas próximas ao Complexo Eólico Chafariz, que está sendo construído entre os municípios de Santa Luzia, São José do Sabugi, Areia de Baraúnas e São Mamede, todos na Paraíba. A implantação de painéis fotovoltaicos é só uma das diversas ações socioambientais que a Neoenergia tem feito voluntariamente de forma a promover o desenvolvimento das localidades e beneficiar a população da região. Previstos para entrar em funcionamento em 2022, os 15 parques eólicos do complexo Chafariz terão capacidade instalada para gerar 471,2 MW de energia limpa.

No centro da cidade de São José do Sabugi, foram instaladas 117 placas fotovoltaicas com potencial mensal de 6.500kWh na Maternidade Mãe Vinil e na Escola Municipal Manoel Rodrigues Pinto. A energia solar gerada terá potencial de produção maior do que o necessário para atender ambas as instituições. Com isso, o excedente produzido será revertido em créditos para abater as contas de energia de mais duas unidades na zona rural do município: a Escola Municipal Antônio Miguel Leitão e a Quadra de esporte Comunitária – “O Chicozão”, situadas na Comunidade de Redinha.

De forma semelhante, está sendo avaliada a viabilidade técnica na Policlínica Municipal Dr. Kival de Araujo Gorgônio, localizada na zona urbana de Santa Luzia, para implantação de painéis fotovoltaicos. Após vistoria e laudo, será possível determinar o potencial de geração para suprir a necessidade da unidade de saúde. “As iniciativas possuem benefício econômico e socioambiental para melhoria da qualidade de vida das comunidades no entorno do empreendimento, reforçando o nosso compromisso com as metas dos ODS”, diz Liu Su E, gerente da Neoenergia.

Segundo a especialista da Neoenergia, Vanessa Iris Silva, colaboradora do Grupo a frente destas ações, em janeiro foram promovidos cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI de obra civil, como pedreiro, carpinteiro, montador e elétrica básica para capacitação da mão de obra local, com foco na futura contratação para trabalhar no empreendimento”.

  • COMPROMISSO SOCIAL

    Complexo Eólico Chafariz traz benefícios com diversas iniciativas próprias da Neoenergia. Entre elas, está o apoio à Associação Comunitária das Louceiras Negras da Serra do Talhado, entidade formada por mulheres da Comunidade Quilombola da Serra do Talhado Urbana, em Santa Luzia (PB), que produz peças de barro, como panelas e vasos. O apoio se deu na reformulação da identidade visual, dando maior visibilidade ao trabalho feito pelas artesãs. A iniciativa da Neoenergia gerou diversos materiais de divulgação com a nova logomarca, entre banners, cartões de visita e papel timbrado, além do curso de empreendedorismo que será realizado em 2021.

    Também em Santa Luzia, a Neoenergia realizou a reforma da Escola Municipal Miquilina Senhora das Neves na Zona Rural, construindo uma quadra esportiva, revitalizando as áreas interna e externa, além de um novo teto com a instalação de ar-condicionado nas salas de aula. Em Areia de Baraúnas, foi reformada a Praça Pública, incluindo o plantio de mudas nativas.

    A qualificação profissional dos moradores é outro compromisso socioeconômico no qual a Neoenergia se destaca. Em janeiro de 2020, foram promovidos cursos profissionalizantes para as atividades de obra civil, como pedreiro, carpinteiro, montador e elétrica básica, em parceria com o SENAI, para capacitação da mão de obra local, com foco na futura contratação no empreendimento.

    COMBATE À COVID -19

    Como forma de contribuir no combate à pandemia da Covid-19, a Neoenergia realizou a doação de testes rápidos, termômetros digitais, doação de kit's de higiene, beneficiando os quatros municípios. Aliado a isso, a Neoenergia tem adotado medidas de prevenção à Covid-19 durante toda a execução de suas obras. Os colaboradores devem sempre manter uma distância de 1,5 metro entre si e, nas salas, devem trabalhar com portas e janelas abertas. Outras ações foram: realização de triagem para entrar no parque, higienização das mãos com álcool em gel, limpeza contínua nos escritórios, instalação de banners de conscientização e utilização de luvas, toucas e máscaras no refeitório.

    FONTE: NEOENERGIA

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Publicar anúncio principal