Situação do Açude Coremas põe em xeque adutoras - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Situação do Açude Coremas põe em xeque adutoras


Açude de Coremas está em estado crítico


A situação agora é realmente preocupante, a seca que afeta a região Nordeste desde 2011 poderá chegar a uma situação extrema caso o inverno não se configure este ano. 

Na Paraíba, por exemplo, quase todos os reservatórios estão secos, quando não, somente com 30% da capacidade de armazenamento de água.

Um exemplo claro constatado pela equipe do www.marcelinoneto.com no último domingo (25), é a atual situação do Açude de Coremas/PB, principal responsável pelo abastecimento de Pombal e outros municípios da região.

Pelos dados oficiais repassados com exclusividade a nossa reportagem o manancial hídrico mais importante do Sertão conta com apenas 20% de sua capacidade máxima, ou seja, um quinto de água disponível.

Segundo informações da batimetria só temos mais 7,00m para atingir a cota do volume morto, que é aquele abaixo do volume útil e não é usado para consumo. 
A realidade torna-se muito preocupante para todos que dependem da água do açude. 

Se não chover este ano para amenizar os efeitos cíclicos que se abate sobre a região como a pior seca dos últimos 30 anos, entre janeiro a maio, a situação ficará gravíssima.

A última vez que o importante açude sangrou foi no ano de 2008.

sertao1.com

Publicar anúncio principal