CARNAVAL é tradição, mas também é RESPONSABILIDADE! - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

CARNAVAL é tradição, mas também é RESPONSABILIDADE!

Com a entrada de todos os alunos de Férias e sabendo-se que o Carnaval é a primeira grande festa do ano, depois do Réveillon; não tem jeito; a criançada e os adolescentes para não ficarem ociosos, inventam e criam toda forma de passar o tempo e se divertirem. Nas cidades do interior a tradição dos Papangus (crianças e adolescentes mascarados que circulam pelas ruas das cidades, dando um colorido especial à tradição, amedrontando as pessoas e fazendo barulhos com chocalhos e chicotes) acaba sendo a solução. 

De lá para cá a tradição continua, mas muitas vezes toma proporções que acabam gerando contradição entre a população e discórdia entre os que se divertem e os que não gostam de jeito nenhum. Com a finalidade de manter a ordem e também não entrar em confronto com ninguém, nem com os que gostam da tradição e os que são contrários até o fim, o Conselho Tutelar decide por tomar algumas decisões. As crianças e adolescentes são nosso publico alvo e é a eles a quem devemos defender. Fica aqui registrado que nossa decisão não é de forma nenhuma proibitiva; e sim em busca de que sejam cumpridas as medidas protetivas infanto-juvenis e de atenção às demandas da população. 


COMUNICADO PÚBLICO – CARNAVAL 2015

Em parceria com a Polícia Militar, o Conselho Tutelar deste município no uso de suas atribuições (arts. 136 e 137 do ECA – Lei Nº 8.069/90 ), decide por tomar as seguintes decisões: 

> Tendo em vista as já reclamações e críticas (positivas ou negativas) da população em resposta às brincadeiras de PAPANGUS indevidas e antes do período carnavalesco POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES pelas ruas de nossa comunidade;

       >  Tendo em vista os estalos de chicote e as correrias no meio da rua de maneira brusca e sem nenhum cuidado com as pessoas que pelas ruas passam OU em horários inconvenientes;

  > Tendo em vista que o período carnavalesco do ano de 2015 só acontece de 13 a 17 de Fevereiro do corrente ano;

O Conselho Tutelar e a Policia Militar decidem por tomar as seguintes medidas protetivas para a melhor manutenção da ordem e da boa conduta dos sujeitos envolvidos: As crianças e adolescentes que forem pegos vestidos de “Papangus” no meio da rua serão chamados à atenção, a fantasia será recolhida e os pais serão chamados à responsabilidade; e os descumprimentos ou reincidências serão diretamente encaminhados ao Ministério Público.
Que fique claro que essa ação não é proibitiva e sim preventiva e conscientizadora, tendo em vista que muitas crianças e adolescentes ultrapassam os méritos de brincadeira e diversão da tradição, além do que acabam que por ferirem outros direitos individuais e coletivos, como a paz e a ordem social.
Só serão permitidos a saída da TRADIÇÃO DA BRINCADEIRA DOS PAPANGUS nas ruas de nossa comunidade a partir de 01 DE FEVEREIRO e que se respeitem o horário de inicio e de término; não ultrapassando às 19 horas (7 DA NOITE).
Sem mais para o momento, agradecemos desde já a compreensão de todos e a certeza do cumprimento das medidas acima citadas.


Conselho Tutelar e Policia Militar de São José do Sabugí-PB
08 DE JANEIRO DE 2015.

Publicar anúncio principal