Home Destaque Venezuelano Juan Guaidó articula, com prioridade, nomeação de embaixador no Brasil

Venezuelano Juan Guaidó articula, com prioridade, nomeação de embaixador no Brasil

6 primeira leitura
0
0
231
A posição mais importante que deve ser preenchida em breve, de acordo com aliados de Guaidó, é a de um representante da administração interina em Washington, nos Estados Unidos. O Brasil também é considerado um posto estratégico, uma vez que o presidente Jair Bolsonaro se integrou prontamente à coalizão internacional que pressiona pela queda do ditador Nicolás Maduro.
O grupo político de Guaidó quer ainda designar com rapidez embaixadores na Colômbia e na Guiana, países que fazem fronteira com a Venezuela.
“Para nós é prioritário ter embaixadores nos países vizinhos. Também queremos a designação de um embaixador dos Estados Unidos”, disse à reportagem o deputado Armando Armas, um dos fundadores do Voluntad Popular, partido de Guaidó.
“A Venezuela tem cidadãos ilustres, capacidades e com valores democráticos que podem assumir os mais altos cargos de representação diplomática no exterior”, acrescentou.
Armando Armas não precisou sobre quando esses representantes poderiam ser indicados, mas disse que o tema é “prioritário”.
A indicação de diplomatas que representem o governo de transição é uma das partes mais importantes da estratégia coordenada por opositores do chavismo. Além de ser mais um gesto contra Maduro, o objetivo é fortalecer os canais diretos de comunicação com as autoridades dos países que reconheceram a legitimidade do ato protagonizado por Guaidó na quarta-feira.
Guaidó, inclusive, já colocou o plano em ação. Na terça-feira (22), a Assembleia Nacional, órgão legislativo de maioria opositora que funciona em desacato ao chavismo, indicou Gustavo Tarre Briceño para ser o representante especial do governo de transição junto à Organização dos Estados Americanos (OEA).
A indicação foi saudada pelo secretário-geral da entidade, Luis Almagro. Tarre Briceño afirma que uma das metas do governo de transição na Venezuela é atuar junto aos organismos internacionais para que o país receba ajuda humanitária.
Nesta quinta-feira (24), o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse que os Estados Unidos destinarão US$ 20 milhões em ajuda humanitária à Venezuela “assim que seja logisticamente possível.”
Em meio a manifestações massivas contra Maduro em todo o país na quarta-feira, Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, jurou desempenhar as funções de presidente da República interino da Venezuela.
O gesto ocorreu a partir da interpretação da Constituição da Venezuela, a de que a chefia do Executivo estava desocupada uma vez que as eleições que deram a Maduro um segundo mandato foram consideradas injustas e fraudulentas.
A ação de Guaidó foi reconhecida pelos Estados Unidos e seguida por mais de uma dezena de países, entre eles o Brasil.
Ante o respaldo internacional dado pelos governos dos EUA, Brasil e demais integrantes do Grupo de Lima, os aliados de Guaidó consideram que esses países não colocarão obstáculos à nomeação de representantes diplomáticos.
Mundo ao Minuto com informações da Folhapress
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Joelma, Beto Barbosa e Zé Cantor são algumas das atrações que estarão nas festividades juninas do Vale do Sabugi

O São João de Santa Luzia deverá abrir as festividades juninas no vale do Sabugi que dever…