Home Clima Truques para espantar MOSCAS de casa: Confira dicas de medidas práticas, caseiras e industrializadas para manter os insetos longe.

Truques para espantar MOSCAS de casa: Confira dicas de medidas práticas, caseiras e industrializadas para manter os insetos longe.

8 primeira leitura
0
0
959

Depois das sugestões de nossos leitores sobre como afastar as moscas, a redação do Sertão em Destaque pesquisou algumas dicas e compartilha agora com vocês:

Imóveis mosca (Foto: Divulgação)

Chuva e calor é a combinação perfeita para a proliferação de moscas. Assim, o número de moscas nos mais variados ambientes, residênciais e comerciais aumentou.

A explicação vem da bióloga e professora, Mary Ann. “Como o ambiente ficou com mais umidade e mais vegetação, está propício à proliferação de insetos”. Segundo a professora, algumas cidades hoje convivem com uma superpopulação de moscas e outros insetos como pernilongos. “Isso está acontecendo porque o ciclo biológico de reprodução dos insetos foi acelerado. O que antes demorava de 15 a 30 dias, no calor e na umidade, o ciclo cai para até 5 dias”, justifica Mary Ann.

Além do incômodo, a professora alerta para os perigos da presença de moscas. “Esse inseto é um vetor de doenças. Quando a mosca se alimenta, ela tem que jogar a saliva no alimento e depois sugar. Por isso, quando ela pousa nas fezes de um animal, por exemplo, e depois nos alimentos consumidos pelos seres humanos, ela transmite diversos parasitas”, explica.

Truques para espantar moscas de casa

As moscas são insetos muito irritantes, sempre estão próximas causando diversos tipos de incômodos, principalmente quando estamos no verão ou em épocas de calor. Esses insetos são os mais distribuídos pela Terra e estão presentes em todos os lugares, pois se adaptaram às condições que prevalecem na vizinhança do homem.

Elas possuem uma vida muito curta e que passa por uma metamorfose completa, que vai desde o ovo até chegar no inseto adulto. A sua proliferação ocorre de forma rápida e, geralmente, o inseticida é utilizado para combater esse inseto. Mas quando não temos inseticida em casa dá para combater as moscas com remédios caseiros. Veja alguns muito úteis para eliminar as danadinhas.

Cânfora

Se você morar em uma casa e tiver um jardim, uma ótima opção é plantar uma árvore de cânfora (Cinnamomum camphora). Essa árvore, além de decorar a sua casa irá aromatizá-la e funcionar, ainda, como um controlador biológico de diversos tipos de insetos, como a mosca.

Plantas aromáticas

Caso more em um apartamento ou na sua casa não tenha um jardim, pegue ramos com pedaços de plantas aromáticas como a menta, o tomilho, o alecrim e a cânfora. Junte os ramos e coloque-os próximos às aberturas da casa, como as portas e janelas.

Laranja e limão

A laranja e o limão podem ser associados a alguns cravos da índia e fazer assim, uma solução caseira muito eficaz contra as moscas e os mosquitos, pois o cheiro que é produzido por essa mistura é capaz de repelir insetos do cômodo onde eles se encontram.

Para isso você deve colocar em uma tigela a casca de uma laranja fresca, a casca de um limão fresco e um punhado de cravos da índia. Ponha essa mistura nas entradas da casa e troque a cada três dias para evitar o mau cheiro que pode surgir da decomposição das cascas das frutas.

Remédios caseiros para acabar com as moscas

Sacos de água

Você deve colocar água em sacos de plástico que sejam transparentes. Encha os sacos com água e dê um nó para que não derrame. Em seguida pendure os sacos de água fora da casa, em lugares próximos às janelas e portas e em que tenha sol ou luminosidade. Quando a luz refletir nesses sacos de água, prismas serão formados e esse efeito ótico causado pelos prismas repele as moscas.

Óleos essenciais

Alguns óleos essenciais são muito utilizados para afastar moscas. Os óleos de eucalipto e alfazema, por exemplo, possuem propriedades repelentes naturais que ajudam a afastar os insetos. Para fazer essa mistura você deve colocar em um recipiente, duas gotas de óleo essencial de cedro, a mesma medida de óleo essencial de eucalipto e de óleo essencial de alfazema e, por fim, um copo de água fervente. Distribua essa mistura em recipientes em cada cômodo da casa, mantenha sempre longe das crianças para que elas não bebam essa mistura.

Papeis pegajosos

Faça uma mistura pegajosa e coloque-a em um pedaço de papel. Uma dica de mistura pegajosa é colocar uma colher de chá de óleo, cinco colheres de chá de mel e uma colher de chá de resina. Ao misturar esses ingredientes você terá uma mistura pegajosa. Quando colocar no papel, as moscas se sentirão atraídas pelo aroma doce e quando se aproximarem ficaram coladas no papel.

Fontes: G1 – 2014/Petrolina e Remédios Caseiros.com

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Clima

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Mais de cem cidades paraibanas estão em alerta para perigo potencial de chuvas

No total, 127 municípios receberam o alerta orientando moradores das cidades em área de ri…