Home Política Se Lula ganhar as eleições, lei da FICHA LIMPA poderá impedir sua posse

Se Lula ganhar as eleições, lei da FICHA LIMPA poderá impedir sua posse

5 primeira leitura
0
0
92

A persistência de Lula em se manter candidato, beneficia diretamente  Bolsonaro que está em 2º lugar nas pesquisas.

Em 15 de Dezembro de 2010, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que os votos dados a candidatos ficha-sujas que não conseguiram o registro de suas candidaturas, devem ser considerados nulos,  mesmo nos casos em que o político disputou a eleição com o registro, mas depois teve uma decisão contrária da Justiça Eleitoral.

No entendimento de alguns juristas, caso os recursos nos processos de Lula seguissem paralelos com as eleições deste ano, e o mesmo no fim não obtivesse exito, mesmo ele participando da campanha e ganhando, seus votos seriam considerados “nulos”. Nesse caso existiriam duas possibilidades, se quantidade de votos nulos for superior a 50% do total de votos computados, teria novas eleições com novos candidatos; caso os votos nulos não ultrapasse os 50%, o 2º colocado assumiria.

Um exemplo disso aconteceu nas eleições de 2008 no município de São José do Sabugi-PB, o candidato a prefeito, Manoel Domiciano Dantas, que também foi pego na lei da ficha limpa, lutava na justiça na tentativa de conseguir seu registro de candidatura, foi até o fim – quando os últimos recursos foram julgados, já em novembro daquele mesmo ano, foi confirmado o indeferimento do registro de sua candidatura e como a quantidade de votos nulos foi maior que 50%, foi marcada novas eleições naquele município – caso os votos “nulos” não tivesse alcançado 50% + 1, o candidato adversário, Derci Medeiros, teria assumido o cargo conforme mostrava os resultados das eleições de 2008.

Outro caso semelhante aconteceu naquele mesmo ano, dessa vez no município de Juru também na Paraíba, porém nesse caso o candidato ANTONIO LOUDAL FLORENTINO TEIXEIRA que também tava enquadrado na lei ficha limpa não quis arriscar e desistiu nas vésperas das eleições, colocando seu amigo  JOSE ORLANDO TEOTONIO como candidato, para muitos o resultado das eleições foi uma surpresa, pois na urna votavam em Antonio Loudal (Dr. Toinho) mais quando saiu o resultado quem havia ganhado era o amigo José Orlando por apenas 2 votos de diferença do segundo colocado, Luiz Galvão.

A persistência do PT em manter a candidatura de Lula, beneficia diretamente seu adversário, o candidato Jair Bolsonaro caso os votos atribuídos a Lula (que seria considerados “nulos”) não alcançasse mais de 50%, dessa forma não teria novas eleições e pela lógica Bolsonaro assumiria, já que o mesmo está em 2º lugar segundo pesquisas; porém com a não participação de Lula nas eleições, Bolsonaro ganharia no 1º turno mais segundo pesquisas perderia para Joaquim Barbosa em um 2º turno.

Por enquanto é aguardar o desdobrar do processo, que deverá gerar bastante dúvidas durante as eleições deste ano…

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Política

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Em Santa Luzia, Zezé vota em Zé, Efraim sustenta João e Lucélio não tem apoio declarado

Duas forças políticas devem protagonizar a eleição de 2018 no município de Santa Luzia, na…