Home Geral Santa Luzia resgata São João tradição entre as famílias e movimenta economia local

Santa Luzia resgata São João tradição entre as famílias e movimenta economia local

7 primeira leitura
0
0
126

A cidade está em efervescência com os festejos juninos e é cada vez mais crescente a comemoração do São João entre as famílias tradicionais do município de Santa Luzia, que fica localizada na região do Seridó da Paraíba e conta hoje com cerca de 15 mil habitantes.

Por essa época do ano, Santa Luzia é atração dos turistas que querem vivenciar a verdadeira essência do forró pé de serra, provar das comidas típicas, fazer passeios de carroças, brincar nas quadrilhas na Praça da Matriz, onde acontece todo o movimento cultural das famílias moradoras da Rua de Baixo e é quando ela vira um grande arraial para comemorar os festejos juninos.

Conforme a presidente da Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura), Regina Amorim, este ano, mais uma vez, os festejos juninos estão sendo comemorados com grande sucesso na cidade, principalmente, pelos moradores da região que estão no constante resgate de não deixar morrer as festas realizadas nas frentes das casas, que ficam todas enfeitadas com chitas, bandeirinhas, palhas e peças do artesanato local.

“A Santura tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento do turismo agregando valor com todos os talentos do lugar, a exemplo dos artistas, artesãos, grupos musicais com trio de forró pé de serra. Essa valorização vem trabalhando a autoestima da comunidade, abrindo novos espaços e contribuindo para a visibilidade de novos talentos e mantendo a cultura do lugar porque o turista não quer encontrar a mesmice, mas sim ver o diferencial e o de Santa Luzia é esse do aconchego apresentado pelas famílias, que vêm resgatando a cultura popular do lugar”, destacou.

A gestora de turismo explicou ainda que Santa Luzia já foi muito forte na apresentação do coco de roda, por isso que este ano foi investido na apresentação de vários grupos paraibanos para abrilhantar o folguedo local e para que possam mostrar que este movimento musical existe e pode permanecer. “Tivemos muitas apresentações dos municípios do Conde, Alagoa Grande e daqui mesmo de Santa Luzia, pois o turista gosta de apreciar essa musicalidade e até de participar das brincadeiras”, referendou.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Os festejos juninos têm aberto o horizonte do município e movimentado a economia local, afirma Regina Amorim ao mostrar que a cidade cresce com o turismo, com a sua cultura, gastronomia, artesanato e com as belezas dos recursos naturais da região.

“Se essas coisas acontecem em conjunto, a gente pode ter um diferencial para a cidade. Os festejos juninos ainda não acabaram, mas pelos resultados que tivemos do São João tradição das famílias e dos amigos de Santa Luzia, já consideramos muito positivo, além de nossas expectativas. Só em ver a cidade cheia de turistas, os amigos, os filhos brincando nas calçadas e as apresentações do autêntico forró. Isso não tem preço”, afirmou.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

São João de 2020

Ainda nem terminaram os festejos, mas a Santura já pensa nos festejos juninos do próximo ano. Segundo Regina Amorim, ainda existem dificuldades na realização da festa das Famílias da Rua de Baixo de Santa Luzia, mas isso é só uma questão de tempo porque o evento vem se consolidando a cada ano. Tanto é que a Associação já elaborou um projeto enviado ao Ministério da Cultura para captar recursos através da Lei Rouanet e foi aprovado.

“Não foi possível captar os recursos para os festejos deste ano, mas temos até dezembro para conseguimos e existe essa possibilidade para que possamos planejar e montar o próximo São João. Quanto mais se fizer bem e com credibilidade e tiver a integração da comunidade e ter esse pertencimento de sua cultura vamos ficar mais fortes para representar a todos e mostrar o que temos de bom na nossa região porque temos uma grande riqueza cultural que precisa ser valorizada”, avaliou.

Paraibaonline com Ascom

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

CMDCA de Ouro Branco – RN divulga resultado preliminar da prova de conhecimento especifico aplicado aos candidatos a Conselheiro Tutelar

Ouro Branco: Veja resultado preliminar da prova de conhecimento especifico, aplicado aos c…