Home Destaque Polícia Federal prende ex-prefeito de Imaculada e filho na manhã deste sábado

Polícia Federal prende ex-prefeito de Imaculada e filho na manhã deste sábado

3 primeira leitura
0
0
137

JOSÉ RIBAMAR E FILHO SÃO PRESOS POR DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS NA MANHÃ DESTE SÁBADO

A Polícia Federal prendeu na manhã deste sábado (23) o ex-prefeito de Imaculada, José Ribamar da Silva, e o filho dele, André Diogo Firmino. A operação Captura teve como objetivo cumprir mandado expedido pelo juiz Rodrigo Maia da Fonte, da 11ª Vara Federal da Paraíba. O gestor foi acusado pelo Ministério Público Federal em Monteiro de ter desviado R$ 606 mil dos cofres públicos no período em que comandou o município. Segundo a denúncia, a prática teria ocorrido entre junho e dezembro de 2012. Os presos seriam encaminhados, ainda neste sábado, para o sistema penitenciário.
De acordo com a denúncia apresentada pelo MPF, nos últimos seis meses de mandato do prefeito José Ribamar da Silva, o gestor e o filho realizaram 110 operações de saques em espécie pela conta corrente da Prefeitura de Imaculada em uma agência bancária, na cidade de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco. Os valores sacados eram provenientes de diversos recursos federais, como convênios, termos de parceria, Fundeb e Fundo Municipal de Saúde, transferidos para a conta do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da prefeitura.
Além do prejuízo aos cofres públicos, a ação resultou no atraso de três meses de salário e 13º salário de 516 funcionários da Prefeitura de Imaculada. Na denúncia protocolada na Justiça Federal, o MPF ressaltou que em conta corrente vinculada a convênio federal não pode haver saque em espécie ou transferência para outra conta não vinculada à execução do objeto pactuado. O maior número dos saques em espécie ocorreu nos meses de setembro e outubro de 2012, justamente o período eleitoral daquele ano. As suspeitas eram de que parte dos recursos teriam sido usados para financiar a campanha de aliados.

Fonte: Jornal da Paraíba
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Liderança JOVEM Galvincio, comemora aniversário ao lado de amigos em Santa Luzia PB

O jovem e estudante de Direito, Galvincio Filho, comemorou neste domingo (24) com festa a …