Home Clima Eclipse total da Lua será visível na Paraíba na próxima segunda-feira(21/01)

Eclipse total da Lua será visível na Paraíba na próxima segunda-feira(21/01)

4 primeira leitura
0
0
318

Previsão é de que seja possível contemplar o fenômeno por mais de três horas, a partir da 0h33

A madrugada da próxima segunda-feira (21) será marcada pelo primeiro eclipse total da lua de 2019. Segundo a Associação Paraibana de Astronomia (APA), um fenômeno igual a esse só voltará a ser visível na Paraíba em maio de 2022. A previsão é de que nesta segunda seja possível contemplar o fenômeno por mais de três horas, a partir da 0h33, se as condições meteorológicas no estado ajudarem.

Apesar de o fenômeno ser visível a olho nu, serão montados três pontos de observação pública com telescópios, para possibilitar maior detalhamento do eclipse. Os locais escolhidos foram a Estação Cabo Branco, em João Pessoa; a Ponte Velha, em Taperoá; e o Casarão do Jabre, em Matureia.

O próximo eclipse lunar do ano deve acontecer em 16 de julho e será parcial.

O eclipse total

O eclipse lunar é um fenômeno que ocorre quando a Lua é ocultada pela sombra da Terra, chamada umbra. Na madrugada de segunda, o primeiro contato acontecerá às 0h33, a partir de quando observadores poderão enxergar a sombra avançando a superfície lunar até cobri-la por completo, às 1h41.

Neste momento, a Lua deve assumir uma coloração avermelhada por causa dos raios solares que passam pela atmosfera terrestre e são filtrados e refletidos em direção ao satélite natural. O ponto máximo do eclipse total acontecerá das 2h12 às 2h43, quando a Lua começará a sair da sombra da Terra. O recuo acontecerá até as 3h50.

“Logo após a máxima do eclipse, durante a fase da totalidade, a Lua atingirá o seu perigeu, ou seja, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. Popularmente, as quando a Lua Cheia coincide com seu perigeu, ela é chamada de Superlua. E como o eclipse também é chamado popularmente de Lua de Sangue, o eclipse do dia 21 pode ser considerado uma Superlua de Sangue. Mas é sempre bom lembrar que essa é uma nomenclatura popular. Na astronomia, o fenômeno é chamado apenas de eclipse total da Lua no perigeu”, explica Marcelo Zurita, membro da APA e diretor técnico da Bramon, rede colaborativa de astrônomos amadores e profissionais.

Fonte: Portal Correio

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Clima

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Raio mata animais em São José do Sabugi – PB

Duas ovelhas morreram ao serem atingidas por raio na tarde desta terça-feira (30), no muni…