Home Internacional Coreia do Norte denuncia que porta-aviões dos EUA alimenta tensão

Coreia do Norte denuncia que porta-aviões dos EUA alimenta tensão

3 primeira leitura
0
0
54

A Coreia do Norte alertou nesta segunda-feira as Nações Unidas de que a presença de três porta-aviões americanos em manobras conjuntas com a Marinha sul-coreana alimentam a tensão e podem levar a uma guerra nuclear.

O embaixador da Coreia do Norte junto à ONU, Ja Song Nam, enviou uma carta ao secretário-geral da organização, António Guterres, alertando para “a pior situação (…) em torno da península da Coreia”.

O primeiro envio de três porta-aviões à região desde 2007 “está tornando impossível prever a deflagração de uma guerra nuclear devido à postura de ataque dos Estados Unidos”, alertou o diplomata.

“Os exercícios de guerra nuclear em grande escala e as chantagens (…) nos permitem concluir que a opção que tomamos é a correta e que devemos prosseguir por este caminho até o final”, escreveu o diplomata.

As manobras de quatro dias começaram no sábado, no oeste do Pacífico, com os porta-aviões USS Ronald Reagan, USS Nimitz e USS Theodore Roosevelt; e sete navios da Coreia do Sul.

O embaixador norte-coreano declarou que os Estados Unidos reativaram as saídas dos bombardeios estratégicos B-52 e estão realizando voos frequentes com bombardeios B-1B e B-2 no espaço aéreo sul-coreano.

Segundo o diplomata, o Conselho de Segurança “faz vista grossa com os exercícios de guerra nuclear dos Estados Unidos, que está empenhado em levar a humanidade a um desastre catastrófico”.

A Coreia do Norte realizou sua sexta prova nuclear este ano e testou diversos mísseis balísticos, incluindo intercontinentais.

Na semana passada, o presidente americano, Donald Trump, visitou Tóquio, Seul e Pequim, quando analisou com as lideranças locais como enfrentar a ameaça nuclear de Pyongyang.

 

FONTE: Istoé

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Internacional

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Coreia do Norte diz que EUA está no alcance de armas nucleares

A Coreia do Norte disse ter testado com sucesso um novo míssil balístico intercontinental …