Home Destaque Auditoria da CGU resultou no Cancelamento no benefícios de 346 mil famílias do Programa Bolsa Família. Muitas delas já estão recebendo o GRU cobrando devolução dos valores recebidos indevidamente. Confira:

Auditoria da CGU resultou no Cancelamento no benefícios de 346 mil famílias do Programa Bolsa Família. Muitas delas já estão recebendo o GRU cobrando devolução dos valores recebidos indevidamente. Confira:

5 primeira leitura
0
0
1,889

Em uma auditoria realizada pelo o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) sobre a atuação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para o aprimoramento dos controles relativos ao Programa Bolsa Família identificou em todo Brasil mais de 2,5 milhões de famílias que recebiam benefícios do Programa Bolsa Família com indícios de inconsistência cadastral, nesses casos, o MDS aplicou Bloqueios para famílias identificadas com renda per capita de até meio salário mínimo e Cancelamento para famílias com renda superiores a isso, ao todo, 346 mil famílias tiveram seus benefícios Cancelados em todo o Brasil.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O RELATÓRIO COMPLETO

Na Paraíba, 16.655 famílias tiveram seus benefícios cancelados, outras 56.943 tiveram os benefícios bloqueados e cerca de 12.496 famílias estão com suspeitas de sub-declaração de renda.

Em paralelo, a CGU também realizou comparação entre as rendas registradas em outras bases de dados oficiais com aquelas declaradas no Cadastro Único, a fim de identificar famílias que teriam fornecido informações inverídicas. Os testes apontaram quase 346 mil famílias com fortes indícios de terem falseado a declaração da informação de renda no momento do cadastro.

CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO DOS BENEFICIOS:

Conforme consta no relatório da CGU, 345.906 famílias apresentaram fortes indícios de terem declarado de forma incorreta as informações de renda no momento do cadastramento, as mesmas poderão receber sanções legais, além dos cancelamentos poderão ser obrigadas a devolverem os valores recebidos indevidamente além da impossibilidade de retornarem ao Bolsa Família e se caso essas famílias restitua os valores, só poderá voltar ao programa após 12 meses da data do pagamento. Já existem relatos de pessoas várias cidades da Paraíba que receberam oficios do MDS via correios, com o Guia de Recolhimento da União – GRU solicitando a devolução dos valores recebidos indevidamente. Esses oficios contem o relatório da fiscalização, os valores e as datas dos saques e o valor total reajustado para devolução.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O INFORME DE Nº 592 

Esses relatórios também foram encaminhados ao ministério público federal e os casos poderão ser objeto de inquérito da Polícia Federal para responsabilização criminal do responsável famíliar que tenha omitido ou subdeclarado renda no momento da atualização cadastral.

NO VALE DO SABUGI:

Cerca de 520 famílias em todo o Vale do Sabugi tiveram os benefícios Bloqueados, 119 Cancelados e outras 87 estão com suspeitas de Sub-declaração de renda.

QUANTIDADE DE FAMÍLIAS COM BENEFÍCIOS BLOQUEADOS E CANCELADOS POR CIDADE  NO VALE DO SABUGI

Municipio Total de Família com Beneficios Bloqueadas Total de Família com Benefícios Cancelados
Juncos do Seridó 111 19
Santa Luzia 230 64
São José do Sabugi 42 5
São Mamede 101 18
Várzea 36 13

FAMÍLIAS SUSPEITAS DE SUB-DECLARAÇÃO DE RENDA POR CIDADE NO VALE DO SABUGI

Municipio Quantidade de Família com suspeita de sub-declaração de Renda
Juncos do Seridó 9
Santa Luzia 54
São José do Sabugi 1
São Mamede 9
Várzea 14

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Várias cidades do Sertão começam a receber estrutura para CRUZEX 2018, o maior exercício militar de combate aéreo da America do Sul.

Logística complexa para a CRUZEX 2018 envolveu transporte aéreo e terrestre para deslocame…