Em audiência no TCE-PB, Prefeitura de Santa Luzia apresenta viabilidade econômica e potencialidade turística de seu São João - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Em audiência no TCE-PB, Prefeitura de Santa Luzia apresenta viabilidade econômica e potencialidade turística de seu São João



A celebração aos 80 anos do São João de Santa Luzia terá início na próxima quinta-feira (23). Antes do início da festa, o prefeito Zezé e o vice-prefeito, Chicão, foram recepcionados em audiência, nesta segunda-feira (20), no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), para apresentação de dados que enfatizam o equilíbrio fiscal da gestão municipal, a viabilidade econômica e a potencialidade turística do festejo junino, que é considerado o mais tradicional do Brasil, realizado desde 1942.

Durante a audiência, foram apresentados dados que demonstram o equilíbrio financeiro da gestão municipal, que mantém o pagamento do funcionalismo em dia, inclusive com três folhas salariais quitadas em menos de 30 dias – maio, primeira parcela do 13º salário e junho -; investimentos em obras e serviços para o município; e aplicação de receita com percentuais superiores aos índices constitucionais exigidos para as áreas de educação e saúde, por exemplo.

Também foi explicado sobre a viabilidade econômica e a potencialidade turística do São João de Santa Luzia. De acordo com dados apresentados sobre as três últimas edições presenciais do evento (2017 a 2019), para cada R$ 1 investido na festa, esse valor foi revertido em três vezes mais para a economia do município, bem como a geração de cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos nos principais dias de São João, e aumento considerável no fluxo de turistas no interior do município, entre outros dados.

Foi apresentada ainda a projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Luzia, que registra a perspectiva de aumento em 75% no incremento das vendas pelo comércio varejista local, em relação a última edição presencial do São João de Santa Luzia, em 2019, que registrou cerca de 40 mil pessoas em cada noite da festa.  

“Vamos celebrar os 80 anos do São João de Santa Luzia da melhor maneira possível. O impacto financeiro e a geração de emprego e renda que o evento trará são de grande importância para a população de Santa Luzia e da região inteira”, disse o prefeito Zezé.

E o gestor complementou: “Esclarecemos e debatemos pontos importantes para o TCE-PB. Deixamos claro a viabilidade econômica e a potencialidade turística do São João de Santa Luzia. Buscamos o diálogo, prezamos pela transparência, e, temos a certeza de que ficou a melhor impressão possível sobre o São João de Santa Luzia”.

MAIS ESPAÇO

Em 2022, o São João de Santa Luzia vai acontecer em um novo local, no Parque de Eventos, área com 18 mil metros quadrados, idealizada e construída pela atual gestão municipal, no Centro da cidade, com ampla estrutura para receber mais de 50 mil pessoas por dia, e as grandes atrações que se apresentarão nos quatro principais dias da festa, que terá início na próxima quinta-feira, dia 23 e ocorrerá até o domingo, dia 26.

SOBRE A FESTA

A edição 2022 do São João de Santa Luzia terá como atrações principais: Wesley Safadão, Zé Ramalho, Matheus & Kauan, Zé Felipe, Taty Girl, Eliane, Amazan, Gil Mendes, Rodolfo Lopes, Forró D2, Ícaro & Gilmar, Giulian Monte, Geová do Acordeon, Woxton Nóbrega, Naldinho Cunha, entre outros. 

 

Desde o dia 1º de junho, a cidade de Santa Luzia vem celebrando os 80 anos de seu São João, por meio de uma vasta programação cultural elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura, Ciência & Tecnologia. Estão sendo realizadas festas juninas em todas escolas públicas e privadas do município; Sanfonada, com apresentações de diversos sanfoneiros; o “São João pra Banda Tocar”, com shows de seis bandas marciais da região; noites culturais no Parque do Forró; e a realização da 2ª edição da Corrida da Fogueira. 

 

O São João de Santa Luzia é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba, por meio da Lei Estadual nº 11.160/2018. O evento é citado como o mais tradicional festejo junino do Estado, tendo sido criado em 1942, sempre com foco no resgate dos costumes da cultura popular.

 

Confira a programação de shows do São João de Santa Luzia – 80 anos: 

 

Dia 23 de junho (Quinta-feira):

 

- Matheus & Kauan;

- Gil Mendes;

- Woxton Nóbrega;

- Geová do Acordeon.

 

Dia 24 de junho (Sexta-feira):

 

- Zé Felipe;

- Taty Girl;

- Amazan;

- Naldinho Cunha.

 

Dia 25 de junho (Sábado):

 

- Zé Ramalho;

- Ícaro e Gilmar;

- Giulian Monte.

 

Dia 26 de junho (Domingo):

 

- Wesley Safadão;

- Eliane;

- Forró D2;

- Rodolfo Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal