Prefeitura promove mais de 1,2 mil testes da Covid-19 em pouco mais de um mês em comerciantes e comerciários de Santa Luzia - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Prefeitura promove mais de 1,2 mil testes da Covid-19 em pouco mais de um mês em comerciantes e comerciários de Santa Luzia



Ao todo, a rede pública já realizou mais de 4.500 testes para identificação do coronavírus junto da população.

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já promoveu 1.221 testes para identificação da Covid-19, até esta sexta-feira (15), junto a comerciantes e comerciários, incluindo proprietários de estabelecimentos, funcionários e profissionais autônomos. A ação de testagem, promovida especificamente para esse público, foi iniciada no dia 9 de dezembro de 2020.

De acordo com a secretária de Saúde, Ceciliana Chumacero, a escolha do setor do comércio para realização da ação de testagem ocorreu em decorrência do trabalho dos profissionais desse segmento, que trabalham geralmente em ambientes com grande concentração e fluxo de pessoas, e também em contato direto com visitantes das cidades circunvizinhas.

RESULTADOS

Do total de testes realizados junto aos comerciantes, 68 testados apresentaram exames com IgG reagente, que significa que o paciente já teve contato com a doença anteriormente e produziu os anticorpos a partir do 15º dia de sintomas; enquanto que 14 com IgM, aqueles com infecção identificada e em fase de transmissão da doença.

Já 33 apresentaram resultados com IgM e IgG reagentes, ou seja, que ainda estavam em fase de transmissão, mas já em conversão e recuperação; enquanto que 1.106 com IgG e IgM não reagentes, ou seja, com resultado que indicou que o paciente não entrou em contato com o coronavírus.

MAIS TESTES REALIZADOS

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou ainda que a rede pública já realizou aproximadamente 4.500 testes junto à população desde o início da pandemia da Covid-19. Nesse número, também estão incluídos os testes realizados no Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, do Governo do Estado.

“A meta do município é ampliar a testagem para outros públicos prioritários, sempre de forma segura, objetivando conhecer o cenário epidemiológico do vírus na população e subsidiar o planejamento de novas estratégias de preservação da qualidade de vida da população”, comentou a secretária Ceciliana Chumacero.

REDE PRIVADA

Além dos testes da Covid-19 promovidos pela rede pública, a população tem procurado a rede privada para realização de exames, por meio dos laboratórios de análises clínicas. Já as empresas que prestam serviço junto ao Complexo de Energia Eólica instaladas no município, também promovem, periodicamente, ações de testagens junto aos seus funcionários.

Só no início deste mês, cerca de 1.500 funcionários precisaram passar por testes da Covid-19, após o recesso de final de ano, para poder retornar às suas atividades laborais.

“Todos os dados colhidos dos resultados dos testes promovidos nas unidades privadas e pelas empresas do Complexo de Energia Eólica são repassados diretamente à Secretaria Municipal de Saúde para inclusão no Boletim diário da Covid-19”, explica a gerente da Vigilância Epidemiológica , Murielle Magda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal