O FIM DO ANO CHEGOU: II RELATÓRIO DAS AÇÕES DO CONSELHO TUTELAR DE SÃO JOSÉ DO SABUGÍ – JUN./DEZ. 2014

No último relatório de 2014, destacamos muitas conquistas, graças à parceria da comunidade e serviços oferecidos no município; incluindo a articulação desses serviços e a eleição da nova gestão do CMDCA e as parcerias junto à Secretaria Municipal de Ação Social; mas é preciso muito mais. O trabalho em rede é importante e a consciência de todos é nossa maior meta.

Mais um ano se encerra e é com muita alegria que mais uma vez cumprindo com o nosso objetivo de publicitar as ações do conselho tutelar de nossa cidade, chegamos a última publicação do ano com as ações e destaques desses últimos 7 meses de 2014 (Junho/Dezembro). 
 Nos últimos sete meses, destacamos muitas conquistas, graças à parceria da comunidade e serviços oferecidos no município; incluindo a articulação desses serviços e a eleição da nova gestão do CMDCA e as parcerias junto à Secretaria Municipal de Ação Social; mas é preciso muito mais. O trabalho em rede é importante e a consciência de todos é nossa maior meta.
E é por meio deste que viemos mais uma vez esclarecer a população e o povo em geral o que de fato e de direito temos feito em defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes, não se esquecendo de informar que trabalhamos em sigilo e a publicitação de nossas ações são feitas de forma parcial possível, para que os casos atendidos fiquem resguardados do resto da população.
Ao longo desses sete meses (junho a dezembro) foram 45 ocorrências/ações do Conselho Tutelar com uma média de 6 a 8 casos/mês, dos quais 13 casos foram encaminhados ao CREAS por se tratar de violação dos direitos da Criança e do Adolescente; 05 casos encaminhados ao CRAS para acompanhamento psicossocial e/ou intervenção daquele serviço; 03 ocorrências junto a positiva parceria com a Policia Militar, envolvendo menores com uso de cola de sapateiro;  04 visitas domiciliares e/ou institucionais para averiguação de ocorrência  e 01 uma viagem de busca de criança em retorno para a família.  Dessa média de casos/mês ainda se destaca casos de escuta familiar, acordos de pensão quebrados e vandalismos ao patrimônio público. 
Nesse último semestre do ano tivemos ainda três capacitações importantes: 1) Procuradoria do Trabalho em Patos, sobre TRABALHO INFANTIL; 2) III Seminário Estadual de Conselheiros Tutelares e de Direito em João Pessoa e, 3) Capacitação Itinerante para Conselheiros Tutelares e de Direito do MP-PB/CAOP.
No âmbito municipal muitas coisas se positivaram esse ano; em Agosto aconteceu o 1º Fórum Municipal do Selo UNICEF em que muitas propostas foram agendadas para o ano de 2015 com todas as Secretarias que formam a Rede de Proteção do Município (Assistência, Educação e Saúde). Em Outubro com muito esforço por parte do colegiado e da única representante restante do CMDCA, Jurema Kelly de Andrade, que muito lhe somos grata e agradecemos pelas horas de contribuição na luta diária da nossa batalha; em que articulamos e deliberamos a assembleia de eleição dos novos membros do novo CMDCA no munícipio, o que muito agradecemos na pessoa da nova presidente, a senhora Elisângela Maria de Souza Batista e demais membros que formam esse importante colegiado para o município.  
A que se fazer destaque também para as intervenções diretas com a parceria direta da população, bem como as intervenções e encaminhamentos aos serviços de Assistência Social (CRAS E CREAS) e aos de Saúde e Educação com quem contamos sempre e agradecemos a parceria. E não podemos deixar de destacar ainda o apoio incondicional da Gestão Municipal, da Policia Militar do município, da Promotoria de Justiça de Santa Luzia e do Ministério Público; e em especial da Senhora vereadora Idalete Nóbrega que muito contribui com suas contribuições, visitas e participações nas reuniões do colegiado e/ou do CMDCA. Nosso intuito é muito mais em fazer um trabalho que objetive a informação e conscientização de toda a população, principalmente, convocar as famílias a serem participantes e atentas aos comportamentos e atitudes de seus filhos e filhas. Colocamo-nos a disposição de todos sempre, e gostaríamos muito que cada criança, jovem, pais, mães e responsáveis entendessem que a vida é muito melhor quando estamos dispostos a ajudar cada um e cada uma que nos procura.
Afirmamos a nossa disposição para o trabalho e pedimos que não esqueçam de que a educação começa em casa. Os filhos são melhores quando os pais o são também.  Adultos, Crianças, Jovens e Idosos, todos nós somos chamados a participar de uma vida mais comprometida com o bem estar de nós mesmos e do nosso próximo. Aproveitamos a oportunidade para desejar-lhes BOAS FESTAS E FELIZ, PROVEITOSO E ABENÇOADO 2015. Agradecemos pela confiança e não esqueçam: O CONSELHO TUTELAR está a sua disposição!
Disque Denúncia - (83) 9693-5277 ou contato pelo E-mail: conselhosaojosetutelar@hotmail.com.