Impasse em liberação de prédio prejudica a instalação do IFPB em Santa Luzia - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Impasse em liberação de prédio prejudica a instalação do IFPB em Santa Luzia

Vereador lamenta a demora na liberação do prédio que abrigará o IFPB. Gestão municipal alega dificuldade em encontrar outro imóvel para abrigar PSF, que funciona no local.
Netto Lima em audiência recente com o reitor do IFPB, João Batista (Crédito: Assessoria)
O deputado federal Hugo Motta (PMDB), candidato à reeleição, comemorou a resolução do Ministério da Educação (MEC) que autoriza a instalação de um Centro de Referência em Educação Tecnológica e Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Cetep/IFPB), no município de Santa Luzia. No entanto, a demora na liberação do prédio que abrigará o Cetep tem comprometido a conclusão do pleito.
“Lutamos muito para conseguir levar o IFPB para Santa Luzia, pois polariza uma região que necessita de instituições de ensino próximo, para qualificar a população, e, em consequência, alavancar o crescimento das cidades”, disse Hugo Motta.
O deputado federal informou que destinou R$ 500 mil em emendas para adequação e do prédio que abrigará o Campus e compra de equipamentos. “Destinamos no final de 2013 o valor de R$ 500 mil para a construção do Campus, pois sabemos o quanto é importante o processo de interiorização do ensino. Após décadas de esquecimento, Santa Luzia passará a fazer parte dos polos educacionais do nosso estado”, ressaltou.
Resolução do MEC autorizando a instalação do Cetep em Santa Luzia (Crédito: Reprodução)
De acordo com o vereador de Santa Luzia, Netto Lima (PMDB), o funcionamento dos cursos poderá ser agilizado, caso o prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais (Democratas), assine o termo de parceria com o IFPB e ceda um local para os cursos funcionarem até a construção da sede definitiva do campus.
“Em Patos, Nabor Wanderley quando era prefeito cedeu o prédio da escola agrícola e isso agilizou o funcionamento do IFPB. Aqui em Santa Luzia, o atraso existe porque o prefeito ainda não assinou o termo. Faço um apelo para que o prefeito colabore e não deixe o trabalho da reitoria e do deputado Hugo Motta se perder, pois o povo de Santa Luzia é que será o grande beneficiado com o início dos cursos”, solicitou.
Acordo firmado
No início de julho, o reitor do IFPB, professor João Batista, esteve em Santa Luzia para finalizar o acordo que favoreceria a instalação do Cetep no município. Em reunião com a secretaria Municipal de Educação, Ana Cláudia, ficou acertada a concessão de um dos prédios do Poder Executivo municipal para abrigar o Centro.
No entanto, de acordo com Netto Lima, a previsão para a liberação do prédio, que era de até o início de agosto, não foi cumprida. “O que muito nos entristece, pois, até o momento, mesmo após um esforço conjunto de várias correntes, Santa Luzia ainda se mantém sem o tão sonhado centro universitário. A Prefeitura que ficou responsável apenas por emprestar o prédio não o fez. Não sei bem o motivo. Só espero que não seja eleitoreiro”, disse o vereador.
Gestão promete liberar o prédio Assessores do prefeito Ademir Morais alegam que o prédio que será cedido para a instalação do Cetep/IFPB abriga atualmente uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF). Segundo eles, várias famílias dependem do serviço assistencial e o governo municipal tem encontrado dificuldade para alugar outro imóvel para sediar o PSF. A gestão promete liberar o local assim que conseguir transferir a unidade de saúde.
Veja a entrevista do reitor João Batista a WebTV Santa Luzia:
WSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal