Fundador da Telexfree é preso nos EUA; há mandado de prisão de brasileiro - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Fundador da Telexfree é preso nos EUA; há mandado de prisão de brasileiro

BEM QUE EU AVISEI, [...]"Só ta bloqueado no Brasil, pois aqui não tem lei, se fosse nos EUA[...]"

O americano James Merrill, um dos fundadores da Telexfree, foi preso nesta sexta-feira (9) no Estado de Massachusetts pela prática de pirâmide financeira.
A justiça americana também expediu mandado de prisão de outro fundador, o brasileiro Carlos Wanzeler, que estaria foragido. Se forem condenados, cada um pode pegar até 20 anos de prisão.
A empresa vende planos de minutos de telefonia pela internet (VoIP), e é investigada no Brasil e nos EUA por suspeita de pirâmide financeira.
A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal local "The Boston Globe" e, posteriormente, confirmada em comunicado pelo Departamento de Justiça do Estado de Massachusetts.
Hoje Merrill foi levado ao Tribunal Distrital em Worcester, em Massachusetts, onde recebeu a sentença. Segundo a promotora norte-americana Carmen Ortiz, "o escopo desta suposta fraude é de tirar o fôlego. Como alegado, estes réus planejaram um esquema que colheu centenas de milhões de dólares de pessoas que trabalham duro em todo o mundo ".
Nos EUA, o órgão regulador de mercado --a Securities and Exchange Commission (SEC), semelhante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil-- acusou a empresa de pirâmide financeira com foco em imigrantes brasileiros e dominicanos nos EUA, e pediu o bloqueio de bens no mês passado.
A Secretaria do Estado de Massachusets disponibilizou em seu siteum formulário de reclamação para pessoas que se sentiram lesadas pelas atividades da Telexfree.
A Telexfree foi proibida de operar no Brasil desde junho, mas atua no país desde março de 2012. Segundo a Justiça brasileira, embora a empresa afirme vender planos de minutos de telefonia de voz pela internet, isso seria apenas uma fachada.
A formação de pirâmide financeira é uma modalidade considerada ilegal porque só é vantajosa enquanto atrai novos investidores. Assim que os aplicadores param de entrar, o esquema não tem como cobrir os retornos prometidos e entra em colapso. Nesse tipo de golpe, são comuns as promessas de retorno expressivo em pouco tempo.
UOL Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal