Açudes começam a transbordar na Paraíba - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

quinta-feira, 20 de março de 2014

Açudes começam a transbordar na Paraíba

AÇUDE GLÓRIA, NA DIVISA DOS MUNICÍPIOS DE JURU E ÁGUA BRANCA, JÁ ESTÁ SANGRANDO

Sangradouro do Açude Glória, na divisa com Juru e Água Branca: água em abundância! 
Durante todo o dia e a noite de hoje (19), os juruenses festejaram o dia do santo padroeiro dos nordestinos: São José, carpinteiro da Galileia, esposo de Maria e pai de Jesus.

Motivos não faltaram para tão intenso festejo, uma vez que quando chove nesse dia é um excelente indício de que o ano será de bom inverno, com safra e colheita agrícola na certa. Pois, a chuva que o Bom José nos mandou desde o fim da noite de ontem, até a madrugada de hoje, fez transbordar as águas do Açude Glória, recentemente ampliado quando o mesmo sequer dispunha de um pingo de água por conta da longa estiagem que afligiu toda a nossa região.

Além do mais, somente depois que o referido manancial sangra é que o Açude Glória II, destinado ao abastecimento de Juru, recebe água suficiente para também sangrar - isto, se as chuvas contribuírem.

Não custa lembrar o recente sofrimento da população juruense quando viu agonizar o Açude Glória II, deixando-nos sem água e nos levando a pedir socorro emergencial do precioso líquido do Açude Timbaúba, reservatório de água construído no Governo Wilson Braga com a finalidade de permitir a produção de culturas irrigáveis no nosso município, transformado naqueles idos em maior produtor de cenoura do Estado da Paraíba.

Não resta nenhuma dúvida de que as águas do Açude Timbaúba estão contaminadas por pesadíssimos metais provenientes dos defensivos agrícolas ali despejados ao longo de todos esses anos de sua construção. Outra alternativa, no entanto, não tínhamos, após vermos arrefecer o Glória II, senão esquecermos dos malefícios que poderiam nos causar ao consumi-las nessa ocasião - levando-se em conta também que todo o lixo da vizinha cidade de Tavares é despejado em um terreno onde suas águas correm para dentro do nosso Timbaúba, comprometendo assim a nossa saúde.     

Rogamos, portanto, a São José que nos mande chuvas suficientes durante esse inverno para que possamos ver o Glória II exuberante, como ora se apresenta o Açude Glória nessas belíssimas fotos, e assim nos seja permitido voltar a beber de suas águas como antes.   

Populares apreciam a grandeza do momento em que o Açude Glória começa a sangrar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal