Sítios Arqueológicos em São José do Sabugi são visitados pela Sociedade Paraibana de Arqueologia - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Sítios Arqueológicos em São José do Sabugi são visitados pela Sociedade Paraibana de Arqueologia


Sítios Arqueológicos de São José do Sabugi, foram destaque no Boletim Informativo da Sociedade Paraibana de Arqueologia DE Número 93


Expedição à São José do Sabugí-PB


NO DIA 11 DE DEZEMBRO, uma equipe formada pelos confrades Juvandi de Souza Santos e Thomas Bruno Oliveira foi até o município de São José do Sabugí (distante 144km de Campina Grande) com o intuito de verificar o achado de um crânio e um artefato lítico na localidade de Poço da Pedra.
Este mesmo lugar foi visitado pelo atual superintendente do IPHAN, Luciano de Souza e Silva a pedido da geógrafa Lygia Medeiros, que vem desempenhando um interessante trabalho no sentido de preservação do patrimônio arqueológico do município. A equipe foi ciceroneada por Lygia, que além de levá-la a localidade de Poço da Pedra, a conduziu para uma visita ao sítio arqueológico Tapuio, distante 13 km a sudoeste da zona urbana. Sítio arqueológico Tapuio,, São José do Sabugi PB – O testemunho identificativo deste sítio arqueológico são itacoatiaras dispostas em uma área de 850 m2 composta por uma garganta de pedra por onde corre o riacho da Serra. Nesta formação, uma série de caldeirões e marmitas abrigam as inscrições que se apresentam ora em conjunto, ora em símbolos isolados.
Na década de 1970 o sítio arqueológico Tapuio foi visitado pela Profa. Ruth Trindade de Almeida e na década de 1990 pelo geólogo João Marinho Morais Neto, suas publicações „A Arte Rupestre nos Cariris Velhos‟ (Ed. Universitária UFPB, 1979, 125p) e „Itaquatiaras do Seridó Paraibano‟ (FCJA, 1994, 82p) respectivamente abordam o referido sítio. Em março de 2004, os confrades Vanderley de Brito e Thomas Bruno Oliveira estiveram visitando o patrimônio arqueológico do município que conta também com o sítio arqueológico Pedra Lavrada do Sabugí.
mais informações: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal