Paraíba inicia ano com quatro pré-candidatos ao governo do estado - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Paraíba inicia ano com quatro pré-candidatos ao governo do estado



Ano eleitoral na Paraíba sempre é bem intenso, desta vez os paraibanos devem eleger o governador, o vice-governador, um senador, 12 deputados federais e 36 deputados estaduais. As eleições 2014, que também definirá o presidente da Repúblicae seu vice, acontece no dia cinco de outubro. Na corrida, rumo o Palácio da Redenção o Estado, já tem quatro nomes postos para a disputa, Ricardo Coutinho (PSB), Veneziano Vital (PMDB), Nadja Palitot (PT) e Leonardo Gadelha (PSC), além de outros nomes que são especulados pela classe política. Há um ano da posse, muitos sonham em ocupar o maior posto político da Paraíba.

 Ricardo Coutinho: atual governador da Paraíba é candidato natural a reeleição. No currículo acumula experiência como vereador e prefeito de João Pessoa, deputado estadual e os primeiros anos de sua gestão. O socialista é o que, até agora, conta com o maior elo de aliança. No seu histórico, Coutinho tem sucessivas vitórias, elevando a cada disputa sua votação. Este ano ele colocará a prova dos paraibanos a aprovação ou rejeição do seu método de governar. 

Veneziano Vital: ex-prefeito de Campina Grande é indicado pelo PMDB e ao que parece não terá empecilho interno para a disputa. O ex-governador José Maranhão tem dito que não tem interesse em voltar a disputar o Palácio da Redenção. Ex-vereador de Campina, Veneziano ainda não conseguiu aglomerar muitos partidos ao seu lado, já que aliados do PMDB optaram por formar um bloco, mas Vital tem em seu partido uma marca forte na Paraíba, o PMDB já comandou o estado por várias vezes. 

Nadja Palitot: advogada, ela é ex-deputada e ex-vereadora da Capital. Indicada pelo grupo majoritário do PT para ser candidata em 2014, Nadja terá como primeiro desafio convencer o Partido dos Trabalhadores para consolidar a candidatura. Ao que indica, o PT deve ter mais uma vez a disputa interna para decidir o candidato. Palitot tem como vantagem o apoio do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), que trás com ele a marca da maior prefeitura da Paraíba. Leonardo Gadelha: o mais jovens dos indicados, Gadelha é deputado federal e ex-deputado estadual. Com facilidade em discursar, ele deve apostar para tentar emplacar a figura da inovação. Leonardo ainda terá que convencer o bloco formado pelo PP, PT e PSC para consolidar a candidatura. 

 Leonardo Gadelha: o mais jovens dos indicados, Gadelha é deputado federal e ex-deputado estadual. Com facilidade em discursar, ele deve apostar para tentar emplacar a figura da inovação. Leonardo ainda terá que convencer o bloco formado pelo PP, PT e PSC para consolidar a candidatura. 


 Outros cotados; Cássio Cunha Lima: o senador paraibano é um dos coordenadores da campanha presidencial do PSDB, mas enfrenta grande pressão partidária para ser candidato. Ex-governador da Paraíba, Cunha Lima mantém uma aliança com o governador Ricardo Coutinho, porém o presidente estadual do PSDB, deputado federal Ruy Carneiro, anunciou para o início de abriu uma consulta sobre a elegibilidade do senado no Tribunal Superior Eleitoral. Aguinaldo Ribeiro: ministro das cidades e deputado federal licenciado, ele estaria sendo pressionado pelo Palácio do Planalto para ser o candidato de Dilma Rousseff na Paraíba. Um acordo para permanência de Aguinaldo no ministério caso o ministro não conseguisse êxito e Dilma garantisse a reeleição estaria no acordo. Aos mais íntimos, Ribeiro não deixa a dúvida que pretende disputar a reeleição pelo PP, mas caso opte pelo governo, ele será substituído na disputa pela vaga na Câmara federal por sua irmã, deputada estadual Daniella Ribeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal